Desativar o BD-PROCHOT no CPU Amd

Eu tenho um Aspire 3 da acer, equipado com um Ryzen 5 3500U com vega 8 e uma Radeon 625 de GPU, há cerca de 1 mês eu venho enfrentando o famoso problema do BD-PROCHOT que está limitando meu clock a 400Mhz impossibilitando o uso do meu PC e já testei todas as possiveis soluções mas nada funciona, inclusive migrei do Windows para o Linux Mint pois sabia que o Linux tem um leque de configurações maior, até consegui usar o PC normalmente por 1 dia usando o wrmsr no terminal, porém depois que desliguei e liguei no outro dia já era, queria saber se existe alguma solução que eu ainda não tenha tentado

Ficha técnica do meu not:

  • Modelo: Aspire 3 A315-23G-R2SE
  • CPU: Ryzen 5 3500U com vega 8
  • RAM: 8 Gb
  • GPU: Radeon 625
  • SSD de 256Gb
  • OS: Linux Mint 22.3 Cinnamon 6.6.7
  • BIOS V1.21

Soluções que já tentei:

Windows:

  • Throttlestop (mesmo sabendo que só funciona em intel)
  • Resetar bios
  • Usar sem bateria (tanto a CMOS quanto a principal)
  • Testei 3 carregadores diferentes
  • Planos de energia personalizados para maximo desempenho
  • Programas que prometiam desativar o BD-PROCHOT
  • Programas que mudam o clock do CPU

Linux:

  • wrmsr (vi que o mint não permite escrever no wrmsr, coloquei um parâmetro para conseguir mas mesmo assim não desativa)
  • cpupower-gui
  • script do github para desativar o BD-PROCHOT
  • usar só na bateria ou só no carregador
  • resetar bios
  • cpufrequtils pelo terminal

Sinceramente, já faz quase 1 mês e estou sem ideias do que fazer, agradeço qualquer ajuda.

Olá!
Seja bem vindo ao fórum.

Interessante que adicione ao post as informações mais detalhadas do seu equipamento.
Pesquisando aqui mesmo no fórum procure pelo post: “Como fornecer boas informações” algo assim e vai achar. Daí só seguir e adicionar as infos do computador.

Quanto as tentativas que realizou coloque ao menos uma lista com a informação básica do que você já tentou e não deu certo. Assim todos que puderem atentar para soluções podem ir em outros caminhos e não repetir o mesmo que você já tentou.

1 curtida

Olá!

Obrigado pelas dicas amigo!

1 curtida