Uso o KDE Neon, e ele tá demorando pra o inciar, já desativei alguns recursos, e vi que o AKONADI e o BALOO são os recursos que mais gastam memória no KDE, queria saber se eu desativar eles se isso estraga o sistema de alguma forma?!
Não estraga, não… se tiver cuidado!
Já removi bateladas de pacotes Akonadi e Baloo, em várias distros, e não estragou nada. ─ Aqui, minha experiência inicial, no Kubuntu; e aqui, outra experiência com openSUSE.
Mas cuidado: - Alguns desses pacotes são necessários, então é bom ir com calma, verificando um por um, para ver se não vai causar um estrago geral.
Isso era trabalhoso (além de perigoso), e hoje acho desnecessário.
Um modo mais fácil é apenas remover os pacotes que “provocam” os processos Akonadi ─ ou seja: KAddressBook, KMail, KNotes, KOrganizer etc. ─ e que fazem parte do Personal Information Management (PIM ):
Depois é só reiniciar o sistema, e o Akonadi não aparece mais no KSysguard. ─ O uso inicial de Memória RAM diminui bastante.
Quanto à indexação, hoje desativo em File Search ─ pois não faz falta nenhuma. ─ A busca de arquivos (CTRL+F no Dolphin) continua tão rápida quanto antes:
Na verdade essa “indexação” do KDE só serve para algumas firulas, que eu não uso ─ por exemplo, encontrar uma imagem que você recebeu de um determinado “contato”, pelo KMail, e salvou não sabe onde. ─ Prefiro usar o Gmail, e salvar nos lugares certos, com os nomes certos. Mesmo que eu esqueça, o CTRL+F do Dolphin encontra em pouquíssimos segundos.
Os serviços que desabilito também se referem aos aplicativos do Personal Information Management (PIM):
Se a distro não inicia o Akonadi por padrão, me limito a desabilitar os serviços que poderiam “provocar” seu uso por acaso.
Ótimo, vou ver se consigo fazer isso e depois dou resposta aqui, esses processos do AKONADI desativa pelo monitor do sistema mesmo?? ou é via linha de código?! muito obrigado
Se “parar” esses processos pelo KSysguard (Monitor de Sistema), eles voltam quando você iniciar o sistema outra vez.
Um modo simples, é remover KAddressBook, KMail, KNotes, KOrganizer etc. e reiniciar o sistema.
Em 2016, os aplicativos eram estes:
- kmail
- kaddresbook
- kontact
- korganizer
- knotes
- kjots
- kalarm
- akonadi-server
Também existe um comando para desabilitar pelo SystemD, mas não lembro agora.
ok é que gosto do KDE, mas sou bem iniciante então não entendo muito a respeito de como executar certas ações no sistema, mas vou tentar depois aqui pra ver.
Para remover pacotes que não quero, uso o Synaptic. ─ Não é tão bonito quanto as “lojinhas” atuais, mas é muito sólido: ─ Você pesquisa “kmail”, marca para remover, manda “aplicar”, e pronto, removeu.
Mas, qual distro você está usando?
eu tô usando o KDE Neon atualmente, ele roda liso de tudo, só queria desativar pra ver se inicia mais rápido o sistema, ele demora pra carregar o lightddm, e depois demora um pouco na tela de loading, depois disso é só alegria, aí vi pessoas dizendo que esses processos do AKONADI e o BALOO são os maiores gastadores de RAM no KDE, aí pensei que se desativar eles, e der mais uma otimizada no que inicia com o sistema ele ligaria mais rapido.
Normalmente, o KDE Neon não instala nenhum pacote Akonadi. ─ É uma das distros mais “leves”, nesse aspecto. ─ Você deve ter instalado algum pacote, que trouxe o Akonadi junto com ele.
Você já tinha o Synaptic?
por estar usando o KDE, como sou leigo achei que todas as distros com KDE rodavam esses processos do AKONADI, mas então vou verificar por aqui então já que disse que não vem, e se bem me lembro acho que não há mesmo essas aplicações que utilizam ele, e ainda não tenho o Synaptic, vou instalar ele até por que é bem útil, se tiver alguma outra dica pra deixar a inicialização mais rápida já que não roda o AKONADI eu agradeço também.