Recentemente como comentado em um dos últimos diolinux news, a steam removeu a opção de opt-in/out do proton global para todos os títulos não nativos.
Eu sempre usei a minha biblioteca com o filtro “Show only games that run on Linux” pq sempre quis jogar apenas coisas nativas e ocasionalmente algo não nativo que eu ativamente ativei o proton e estou ciente de que esta rodando sobre ele.
Agora com essa mudança aquele filtro se tornou inútil e jogos sabidamente incompatíveis como destiny 2 aparecem e ou jogos que não são tão bem compatíveis também.
Eu recentemente comprei o crash trilogy para aproveitar a promoção vi que ele apareceu na lista e baixei, só depois disso que vi o popup falando que instalou o proton experimental eu fiquei tipo “ué mas não é nativo? Meu filtro não era pra mostrar só os nativos?” (e inclusive eu tentei rodar e nem foi).
Alguém sabe alguma forma de voltar com essa mudança, voltar a ser como era antes, um opt-in/out ao invés de “ativo por padrão quer vc queira ou não”?
Pra mim isso acaba sendo horrível, ainda mais pq na pagina do jogo na biblioteca eu não consegui achar nenhuma informação dizendo se o jogo é nativo ou se vai rodar via proton, da minha biblioteca, o único jogo que some quando eu ativo aquele filtro é o GTA SA versão de MacOS. Antes pelo menos os jogos tinham o “AVAILABLE FOR <logo do windows> <logo do mac os>”.