Desativando o Google Assistente do Google de um jeito fácil

Bom dia.
Tenho me incomodado com o excesso de rastreamento do Google , que sempre existiu , mas se tornou mais intenso , a meu ver , nos últimos 6 meses.
Notei que tudo que eu pesquisava aparecia em outra página depois , de um jeito muito mais intenso do que ocorria antes.
Era comum pesquisar sobre algum produto e depois aparecer o anúncio de um produto semelhante em uma outra página em outra ocasião.
O problema é maior quando você faz transação bancária e instantes depois uma propaganda do seu banco oferecendo produtos dizendo que é para seu perfil , ou depois disso oferece seguro , cartão de crédito , etc.
Assim que isto começou a incomodar resolvi fazer algumas mudanças:
Passei a usar o Firefox com a pesquisa do Duck Duck Go.
Importei todos os dados e favoritos para o Firefox e deixei de lado o Google Chrome.
Duas semanas depois a minha navegação de internet voltou a ser normal com sites normais e propaganda normal não invasiva.
Não precisei abrir mão de outros recursos como o Google drive , o Google planilhas que uso somente para finalidade pessoal , nem do calendário para gerênciar minhas tarefas.
Abri mão do Google documentos pois costumava anotar dados mais sensíveis de forma temporária e passei a usar o libre office do computador para isto e salvar offline.
Acontece que comprei um celular Motorola E 7 que tem o botão Google Assistente para substituir o anterior o Motorola E 6.
Notei que quando conversava com as pessoas o sistema era ativado e dava respostas desconexas.
Isto era muito intrusivo e atrapalhava profissionalmente , inclusive.
Fui até às configurações e desativei o acionamento automático de Google Assistente para pesquisa. Isto funcionou.
Embora eu saiba que o que falo continua sendo ouvido e analisado por algoritmo enquanto estou perto do telefone. Não tem como fugir disso. Mas já foi um alívio.
Estava contente , mas após a carga da bateria acabar quando liguei o celular e desbloqueei , a primeira tela que aparecia era para ativar o Google Assistente.
E para sair da tela ,que não tem botão de fechar , era necessário usar o botão de voltar.
Este comportamento passou a acontecer várias vezes ao dia de forma mais ou menos aleatória.
Então fui até configurações>aplicativos cliquei em Google Assistente e nas configurações desativei o serviço , que aliás tem uma lista gigante de permissões , que basicamente é para tudo.
Ao desativar, o sistema faz um aviso de que isto poderá comprometer todo o sistema. Mas é só clicar e pronto.
Espero ter ajudado.

5 curtidas

Ler esse tipo de postagem me alivia pois não fui o único que sofreu com isso.

No meu caso foi até pior, pois mesmo desativando o Google Assistente ele disparava no meu celular de forma aleatória, especialmente com o fone do aparelho conectado (o aparelho nem tinha duas semanas de uso).