Desaprendi a usar Windows - Server Samba não conecta de jeito nenhum

Eu precisei instalar o Windows no meu Pc pra usar o capcut e aqui em casa temos um servidor samba na rede que é provido pelo casaos para eu poder salvar e editar os vídeos do canal da minha esposa.

Funciona perfeitamente nos celulares, um notebook windows da minha esposa e no Linux Mint que está no meu pc.

Meu hardware é um dell g15 5515, já começou dando errado na instalação que não me oferecia a versão pro para instalar, mesmo que eu possua a licença pro vinculada a minha conta Microsoft. O notebook tem uma chave windows single home direto nele. No fim das contas desisti e aceitei a versão single mesmo.

O casaos quando você compartilha uma pasta via samba ele não precisa de usuário e senha, simplesmente pode entrar anonimamente, só que especificamente no meu windows que instalei ele não entra de jeito nenhum no servidor samba através do explorer.

Terei que reinstalar o windows na versão pro de algum jeito? Ou dá pra salvar essa bombinha?

Salve @Leonam_Cruz, tudo bemc ontigo?

Ao que parece o Windows Home Single Language é “famoso” por ter problemas acessando compartilhamentos de rede, existem dezenas de discussões sobre o tema em sites oficias da Microsoft e muitos dos usuários afetados não consegue solucionar o problema.

Se você pretende usar isso por muito tempo, mudar a versão do Windows pode ser uma solução mais interessante para não ficar atrapalhando o fluxo de trabalho.

Uma solução paliativa que você pode testar, é usar um programa de terceiros como o Total Commander para tentar acessar os compartilhamentos de rede.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Então, eu consegui instalar a versão pro fazendo uma gambiarra, que é colocando um arquivo ei.cfg no Source do pendrive bootavel e pedindo para usar a versão antiga da instalação.

Depois dessa gambiarra toda eu tinha o windows pro bem limpo já que usei o rufus e o debloter win 11, mas simplesmente continuava sem conectar, mas agora dizia que a política de segurança não permitia eu conectar a um servidor no modo convidado.(não era exatamente essa a frase mas era nesse sentido)

Tentei desabilitar isso nos registros do sistema, parava de aparecer a mensagem mas não conectava de jeito nenhum.

Resultado: Tive que mexer no servidor para ele solicitar usuário e senha para poder usar as pastas compartilhadas do casaos pelo samba.

Foi a única forma que resolveu.

Um local com várias dicas e soluções de problemas é o arch wiki

Veja se tem a solução para o seu problema

Boa sorte!

1 curtida

Obrigado pelo comentário. Então, eu resolvi colocando senha no samba mesmo.

Tive esse mesmo problema com o Windows 11. No caso, consegui resolver usando a solução do link abaixo.
Outro problema que também tive foi com o protocolo de compartilhamento.

Windows 11 24H2 and Insecure Guest Logins settings - Microsoft Q&A

1 curtida