Desagrupar janela de atalho de site no Firefox (EDITADO)

Boa noite, meus caros.

EDITADO
Criei um atalho (.desktop) para abrir automaticamente o WhatsApp Web pelo Firefox. Consegui forçá-lo a abrir em uma nova janela do Firefox, como acontece com os aplicativos feitos nativamente pelo Chrome. Gostaria, porém, de saber como posso desagrupar a janela aberta pelo atalho das outras janelas do Firefox já abertas. Abaixo, segue o arquivo .desktop criado.
Desde já, agradeço a atenção de todos!

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=WhatsApp
Comment=Acesso ao WhatsApp Web
Type=Application
Terminal=false
Exec=firefox -new-window https://web.whatsapp.com/
Icon=/home/…
StartupNotify=true
Categories=Network;WebBrowser;

1 Curtida

não entendi…
se for para todos os atalhos abrir numa janela separada use o -new-window no atalho.

se for para abrir aba -new-tab no atalho

qual ambiente vc utiliza?

desculpa, acabei esquecendo de colocar essas informações: uso o Mint 19, Cinnamon. a questão é a seguinte: quando clico no atalho, o site abre em uma nova janela (uma das coisas que eu queria); essa janela, porém, é automaticamente agrupada junto com outras janelas do firefox. o que eu queria é desagrupar, em relação às outras janelas do firefox, especificamente essa janela do atalho…

aproveito e coloco um print, para ilustrar direitinho: veja que, embora exista o ícone para o atalho do whastapp web, a janela que ele abre fica junto com outras janelas do firefox.

vc fala na barra de tarefas do cinnamon?

isso, ali no painel.
sei que há a opção de desagrupar as janelas, mas isso acaba desagrupando todas elas; queria saber como fazer especificamente com a janela do atalho. quando criamos um atalho no chrome, ao fixá-lo no painel a acioná-lo, a janela que se abre não se agrupa com outras janelas do chrome que já estejam abertas. queria fazer o mesmo, mas no firefox…

veja (abaixo) como fica o painel com o atalho feito nativamente pelo chrome: a miniatura da janela do atalho aparece quando colocamos o mouse sobre o ícone do atalho, e não junto do ícone do próprio chrome.

não sei se tem como fazer…

acho que no chriome também é assim.

acho que tenho um cinnamon instalado na maquina virtual… vou ver se tem como fazer isso

Não tem como fazer

O problema que está mexendo com mais de uma janela e não aba.

A solução mais viavel é colocar os atalhos para abrir numa aba e não numa janela

Exec=firefox -new-tab https://web.whatsapp.com/

as imagens que eu coloquei estão aparecendo? no chrome, a miniatura do atalho aparece quando o mouse passa sobre o ícone do atalho no painel; no firefox, a miniatura da janela aberta através do atalho aparece quando o mouse passa sobre o ícone do firefox, e não sobre o ícone do atalho…

eu li alguma coisa sobre utilizar uma string StartupWMClass, só não descobri qual a sintaxe…

O chrome só tem uma janela aberta na imagem…

abra outra janela

a janela do whatsapp que aparece em miniatura mo painel é um atalho gerado pelo chrome. fiz o atalho pelos dois navegadores, um para cada uma das imagens.

ok entendi…

O problema que o firefox não tem a opção --app=

   --app=URL
          Runs URL in "app mode": with no browser toolbars.

hmmm. então não há o que possa ser feito?

acho que não…


Olá, tudo bem? Talvez uma alternativa ao que você procura já que pelo que vi o Firefox não faz o que tu precisa seria utilizar algum programa para poder utilizar o WhatsApp, eu indico o Whatsdesk, que tu pode encontrar ele via snap (sudo snap install whatsdesk).
Utilizo ele no trabalho e me atende bem, talvez possa ser útil nessa sua questão. :slight_smile:

1 Curtida

Opa! Obrigado pela dica, @scrodinguer! enquanto não resolvo essa situação, vou testá-lo.
Abraço!

1 Curtida

Embora não tenha conseguido uma solução pelos meios que vinha empregando para criar o atalho, achei um post do próprio Dio que resolveu a questão (https://www.diolinux.com.br/2016/08/como-instalar-o-ice-peppermint-no-ubuntu.html). A única coisa que tive que fazer em relação ao post foi atualizar os comandos do repositório, instalando o ppa do ICE mesmo (sudo add-apt-repository ppa:peppermintos/ice-dev).
Obrigado a todos que ajudaram.

1 Curtida