Boa noite, pessoal. Há algum tempo tenho utilizado o Fedora como meu único sistema operacional e tenho aprendido a configurar as VPNs dos clientes no Linux através do Network Manager, o que é muito mais prático do que usar uma máquina virtual com vários aplicativos de VPN. Com apenas um clique, consigo me conectar a diversos clientes, configurando VPNs como o Fortinet SSL, Multi-protocol VPN client, entre outros.
No entanto, para me conectar a uma empresa específica, preciso utilizar o IPsec based VPN, que não está disponível em outras distribuições, como o Pop OS e Ubuntu. Muitos sites mencionam que o IPsec based é um Libreswan e que várias distribuições migraram para o IPsec/IKEv2 (Strongswan).
Agora, a minha dúvida é: como posso configurar a mesma conexão que faço no IPsec usando o Strongswan? Por exemplo, ao configurar a conexão IPsec, preencho o gateway, o tipo (IKEv1 com XAUTH), meu usuário, minha senha, o nome do grupo da empresa e a chave pré-compartilhada. Em seguida, nas configurações avançadas, insiro o domínio da empresa.
Atualmente, estou frustrado, pois gosto de utilizar o Pop OS, mas não posso fazê-lo devido à falta do suporte ao IPsec basic. Gostaria de saber se há alguma forma de configurar essa mesma conexão usando o Strongswan.