Desabafo sobre windows x linux

Pessoal obrigado pela ajuda sobre meus problemas de bug, travamentos etc no meu sistema. em fevereiro peguei um pc zero na loja e tirei o windows 10 pre instalado, instalei o zorin atravez do canal do Dio. amei a distro, infelizmente 3 meses depois começaram os bugs, travamentos e por fim minha maquina de kernel panic… instalei o mint e tipo eu amo essa parada mais simples na cor preta ainda, praticidade etc…em 2 dias deu kernel panic no mint, confesso que deu vontade de chorar, ae fui refleti e vi que linux ainda é um mundo que eu ainda sou bebê…instalei o windows 11 e por incrivel que pareça minha maquina esta otima, talvez por ser equipo novo etc e ter boa memoria etc…mais eu n desisti, instalei o virtual box e instalei o mint e o kali na maquina, e o principal, comprei um livro chamado Linux para leigos e estou estudando c o reforço dos videos do canal do diolinux, nao é um atestado de derrota mais sim reconhecer que o kernel é pra ser estudado e entendido, um dia eu serei tao bom com kernel como a maioria de vcs aqui, mas esse dia ainda nao é hj. um dia irei me libertar de vez do windows. obrigado a quem me ajudou e se identifica com meu depoimento

Puxa vida q chato. Eu tbm sou iniciante aqui e a primeira vez q ouvi sobre Kernel Panic foi em 2010 qdo comprei meu primeiro Macbook Pro. Sai do Windows pra ter Kernel Panic na Apple, é mole? Mas só fui entender o que é o Kernel agora q vim pro Linux…e ficou super claro que naquela época era defeito de hardware. Depois de algumas tentativas fracassadas em resolver o problema a apple me deu outra máquina novinha, detalhe: tinha apenas 4 meses de uso…. Então, talvez o problema q vc tenha não seja exclusivamente software, pode ser hardware…se caso o Windows der a mesma coisa vai reforçar essa ideia.

Algo q talvez te traria bastante crescimento seria se perguntar pq isso ocorreu, alguma config errada? Algo que foi mudado? Algum pacote instalado ou um periférico q foi adicionado. Digo isso pq apesar de ser iniciante os relatos são de q um Mint da vida funciona como uma rocha, ou seja, não é algo q costuma quebrar de forma trivial.

Mas enfim, boa sorte na sua caminhada.

Bom cara, acho que falo pela maioria ao dizer: Se é sua vontade aprender mais de Linux, vai fundo. Estamos aqui para nos ajudar.

Sim, uso os 2 sistemas. O windows, hoje não por gostar, mas por necessidade ( Autodesk Revit, Robot e outros). Mas a cada dia que passa vejo e aprendo a fazer minhas tarefas com o Linux e software livre.

Como o Dio já falou algumas vezes, “ facilidade e hábito não são a mesma coisa”. Não é exatamente assim a frase mas deve servir.

Uma dica que talvez sirva, se seu hardware for muito novo, tenta usar uma distro com pacotes mais recentes. Pois, a compatibilidade e possíveis correções sejam mais efetivas.Talvez um fedora KDE. Uso o cachyOS me dou muito bem a pesar dos pesares…

Vale ressaltar o que o Raul já falou, por ser base Arch, o cachyOS não é para totalmente leigos.

Boa ideia. Testei as distros q ele mencionou e outras mais, e por incrível q pareça, o Fedora foi a q me deu menos trabalho em termos de funcionar redondo com meu hardware…por isso estou no Fedora.

Então tenta usar o winboat ele vai deixar você usar seus programas de forma quase nativa no linux, por exemplo ele não vai necessitar de abrir o win como maquina virtual, os programas são iniciado quase nativamente na interface

vc testou duas distros com a mesma base: ubuntu. “kernel panic” não acontece do nada. vc alterou alguma coisa, mexeu em algo ? se não, pode ser problema do próprio ubuntu. o correto seria testar outra distro com base totalmente diferente, baseada no red hat ou arch linux, como cachyos; ou big linux…

ou objetivo aqui seria ver se pode ser um problema específico do ubuntu ou de outras distros não baseadas nele. caso se repita e vc n tenha mexido em nada, pode ser que um problema de hardware - no linux - cause o KP.

n estou dizendo que é problema de hardware. digo apenas que deve tentar descobrir pelas mensagens de erro - se disponíveis - e também por eliminação.

qual sua config?

Brother, kernel panic em 3 meses não é algo que deveria acontecer, é até contra-lógico… tema alguma coisa faltando nessa história, se fosse deu kernel panic e parou de vez seria esperado, mas deu kernel panic, formata e volta funcionar por um tempo, tem aguma variável oculta aí

Quando iniciei no mundo do Linux eu consegui a proeza de fazer um kernel panic, mas tava tentando instalar um driver de video da AMD que não era compativel com o Kernel que eu tava usando. E mesmo assim foi dificil conseguir quebrar o Kernel.

Dito isso, tem alguma coisa que está errada nessa historia, se ta dando kernel panic é pq foi alterado alguma coisa ou tem um hardware com problema. Linux é usado em servidor, imagine seu site/serviço cair por conta de um kernel panic aleatorio?

A única vez que vi essa tela foi com um pendrive de formatação com erro. Eu puxei o pendrive e não reparei se o balena etcher tinha terminado. Pelo sim e não, optei por instalar. Deu erro na instalação e quando reiniciei, foi a única vez que vi essa tela na vida. Criei a mídia novamente e deu tudo certo. É uma tela rara! Alguma coisa deve estar quebrando o kernel. Quebrar uma distro é relativamente fácil, mas quebrar o kernel, creio que somente privilégio sudo consegue fazer.

Como você é iniciante, o Bazzite seria uma boa pedida, bem amigável e difícil de dar qualquer problema.

Se Windows 11 está sendo bom para você. Não se sinta pressionado a utilizar Linux. Windows 11 é um bom sistema e funciona bem no geral. Não tenho nenhuma vontade de mudar para Linux.

Eu também possuo um notebook que uso Windows 11. Meu desktop é Linux… procuro extrair o melhor de cada. Não são times, são ferramentas.

Não, nada de periférico instalado, a máquina e nova e comprado em uma loja específica para computadores em um bairro nobre na cidade, digo isso pq a procedência e importante na hora de contestar algo se precisar, tenho 1 ano de garantia e a máquina é toda lacrada, até pra eu instalar um periférico eu preciso ir na loja para tal, então caso o windows der tela azul (espero que não) ae terei que falar com o pessoal da loja para eles fazerem um teste lá e como está na garantia fazer a troca do PC, obg pelo depoimento

@ojesseoficial, entendo sua frustração.

Acho que a procedência não é tão importante. É mais a compatibilidade msm. Eu uso um kit chinês barato, com bios mal implementada e funções faltantes, feito exclusivamente para colocar um Xeon e ligar (até os componentes são meio tortos na placa kkkkk). Tentei instalar o Win11, tomei um travada logo de cara kkkkk hd sumiu. Mas Windows 11 é um ótimo sistema, meu PC que é extremamente duvidoso.

Mesmo assim funciona. E funciona mt bem… se for X11 então, zero problema. Wayland é mais chatinho, mas não é só comigo rsrsrs.

Linux é tão robusto, que roda em praticamente qualquer coisa (tem gente rodando em hardware extinto, tipo o meu rsrsrs).

Talvez, se vc detalhar seu hardware, alguém consiga te ajudar.

vc não mexeu em nada e deu kernel panic?

Nesse seu caso, eu experimentaria uma outra distro que não fosse base Ubuntu/Debian. De preferência uma com kernel mais recente.

Instalei recentemente o CachyOS numa vm e curti bastante.