Depois de quase uma década, o Linux venceu!

Venho aqui compartilhar uma conquista que finalmente alcancei.

Tenho alternado entre Windows e Linux desde 2015~2016, quando o SteamOS 1 foi lançado. Nesse período, passei por diversas distribuições: Ubuntu, Debian, RegataOS, Linux Mint, Bazzite e várias outras. Porém, sempre existia alguma coisa que não funcionava como eu queria. Às vezes era o compartilhamento de pastas via SMB1 para rodar jogos de PS2 pelo OPL através da rede; em outras, eram controles genéricos Bluetooth que simplesmente paravam de funcionar ou exigiam ajustes constantes.

Depois de muitos anos testando sistemas e quebrando a cabeça com configurações, finalmente consegui montar exatamente o que sempre procurei em um sistema operacional.

Para quem não conhece, existe um script chamado Arch Deckify. Basicamente, ele transforma uma instalação do Arch Linux em algo muito próximo do SteamOS. Comecei com uma instalação limpa do Arch usando KDE Plasma (escolhi o pacote Plasma Desktop por ser a opção mais enxuta disponível no Archinstall), atualizei o sistema, instalei os drivers e ferramentas essenciais e, em seguida, executei o script.

Antes mesmo disso, o Arch já havia me permitido resolver os problemas que eu tinha com controles Bluetooth e também configurar corretamente o compartilhamento SMB1 para meus consoles. O Deckify veio para finalizar os ajustes e entregar a experiência que eu buscava.

Além disso, passei a utilizar o UnifiDeck, que integra jogos da Epic Games, GOG, Amazon Games e Ubisoft diretamente na interface do meu “SteamOS”, como se fossem jogos nativos da Steam. Inclusive, é possível instalar os jogos diretamente pelo Game Mode através de um simples botão “Instalar”, sem precisar sair da interface principal.

Para completar, instalei o kernel do CachyOS via AUR juntamente com os pacotes necessários para utilizar o patch de VRAM da Valve. Dessa forma, consigo aproveitar as otimizações do CachyOS sem precisar misturar repositórios ou transformar meu Arch em outra distribuição.

Hoje posso dizer com tranquilidade:

ALCANCEI A EXPERIÊNCIA DEFINITIVA DE GAMING NO LINUX!

Tenho um sistema que reúne praticamente todas as vantagens do SteamOS, a liberdade e flexibilidade do Arch Linux, atualizações rápidas, excelente compatibilidade e, para minha surpresa, desempenho superior ao Windows na maioria dos jogos que costumo jogar.

Depois de quase uma década alternando entre Windows e Linux, finalmente cheguei ao ponto em que posso afirmar sem reservas:

O Linux finalmente atendeu todas as minhas expectativas como plataforma principal para jogos.

Enfim, queria compartilhar essa conquista com a comunidade. Talvez ela ajude alguém que, assim como eu, passou anos procurando o equilíbrio ideal entre desempenho, praticidade e liberdade.

Está aí algo que talvez um dia eu consiga alcançar :smiley:
Parabéns cara!

É bem simples de fazer na verdade e mantém toda funcionalidade do sistema base!

Provavelmente vou fazer em algum dos meus Dual Boots para ter um sistema focado em jogos no meu PC batata :blush:

Cheguei numa conclusão similar, eu uso o Linux Mint desde 2015 e sempre tive um dual boot (em outro SSD) só para o Windows para poder jogar alguns jogos, mas recentemente todos os jogos estão funcionando do Linux via Proton, não tenho mais a necessidade de manter um SSD com o Windows.

Eu usava o Windows apenas para jogos, agora nem para isso eu vou usar, realmente o Linux venceu (ou esta quase vencendo).

E a tendência é continuar assim! Meu sistema esta totalmente personalizado para o que eu quero e é super fácil de fazer!