Departamento de Justiça dos EUA pretende fatiar o Google, Android e Chrome

O Departamento de Justiça está considerando fatiar o Google, após decisão judicial que acusou a gigante da tecnologia monopolizar o mercado de buscas on-line.

Medidas menos drásticas incluem forçar o Google a compartilhar mais dados com os concorrentes e impor restrições para evitar que obtenha uma vantagem injusta em produtos de inteligência artificial.

Outra possibilidade em consideração é forçar o Google a vender sua plataforma AdWords.

Se o Departamento de Justiça seguir em frente com a ideia, os candidatos mais prováveis à venda são o sistema operacional Android e o navegador Google Chrome.

Embora o Google planeje apelar, a Mehta ordenou que ambos os lados comecem a se preparar para a próxima fase do caso, que incluirá as propostas do governo para restaurar a concorrência – possivelmente até mesmo fatiando a empresa.

O governo pode tentar proibir o Google de exigir que os sites dêem permissão para que seu conteúdo seja usado nos produtos de IA do Google para aparecer nos resultados de pesquisa.

Um dos remédios para restaurar a concorrência é a separação do sistema operacional Android do Google, que é usado em aproximadamente 2,5 bilhões de dispositivos em todo o mundo.

Os acordos do Google com os fabricantes de dispositivos exigem que eles instalem o widget de pesquisa do Google e o navegador Chrome de uma maneira que impeça sua remoção, bloqueando a concorrência de outros mecanismos de busca.

Com todo esse arranjo, o Google coleta 16 vezes mais dados de usuários que os concorrentes, impedindo que os outros mecanismos melhorem seus resultados e criem um concorram saudável.

Esses anúncios são vendidos por meio do Google Ads (ex-Google AdWords), que gera mais de US$ 100 bilhões por ano, representando cerca de dois terços da receita total do Google em 2020.

E para ter esse privilégio da busca, o Google pagou até US $ 26 bilhões para tornar seu mecanismo de busca o padrão em vários dispositivos e navegadores da Web, com US $ 20 bilhões desse valor indo para a Apple.

E foi assim que o Google monopolizou o mercado de anúncios, que aparecem no topo dos resultados de pesquisa e direcionam os usuários para sites.

Outra opção em pauta é exigir que o Google venda ou licencie seus dados para concorrentes como o Bing da Microsoft ou o DuckDuckGo.

Advogados do Departamento de Justiça expressaram preocupação de que o domínio do Google na pesquisa lhe dê uma vantagem no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial.

Fonte: mezha

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