Denuvo causa polêmica, DOOM Eternal remove a ferramenta de proteção

Recentemente, a Running With Scissors, desenvolvedora da franquia Postal, criticou o uso de ferramentas DRM intrusivas em jogos para barrar modificações, as quais permitiriam, por exemplo, a pirataria, muitas vezes em detrimento do desempenho. Uma dessas ferramentas que vem ganhado destaque é a Denuvo.

A ferramenta desagrada jogadores, que relatam consumo de recurso computacional, causando perda de desempenho, além de poder atrapalhar rodar jogos em plataformas para as quais não foram originalmente desenvolvidos, como títulos de Windows no Linux,

Dentre os jogos em destaque que utilizam a Denuvo, temos o PAYDAY 3, Dead Island 2 e Street Fighter 6. Há um movimento entre desenvolvedoras que estão abandonando a ferramenta em seus jogos, dentre eles, o Forspoken e o Resident Evil Village. Em 2020, o DOOM eternal havia removido o Denuvo Anti-Cheat, mas em sua última atualização, removeu também a proteção DRM da Denuvo, como resultado, usuários Linux relatam uma melhora no desempenho do jogo que já era bem otimizado e verificado para Steam Deck.

3 curtidas