Olá, galera do Diolinux. Apesar de ter o primeiro contato com o Linux em 2008, sou extremamente iniciante nesse assunto. Por vários problemas, leia-se falta de sorte, nunca consegui me manter com o SO, sempre recorria ao bom e velho Windows. Há 15 dias resolvi mudar, pois o windows apesar de inciar rapidamente demorava muito para se tornar utilizável, um problema do HD em 100%.
Agora no Ubuntu estou achando o boot muito lento, em média 1 minto e 30 segundos. Lembro que quado instalei com dualboot com o windows não passava de no máximo 1 min. Agora só tenho o Ubuntu instalado e enfrento essa demora.
A configuração do meu notebook é a seguinte:
Acer Aspire A515-51
BIOS: V2.02 (type: UEFI)
Processor: Intel(R) Core™ i5-7200U CPU @ 2.50GHz (4 CPUs), ~2.7GHz
Memory: 8192MB RAM
Tempo de boot (systemd-analyze time):
A primeira parte (systemd-analyze blame)
É possível melhorar esse tempo de boot?
Obrigado
HD de 5400 rpm? Se for, 1’30" tá normal…
Sim…
Acredito que o único jeito de melhorar é com um SSD. =/
1 curtida
Até para desligar há uma demora. Se eu ligar e desligar logo em seguida é rápido, a tela apaga logo após pressionar em desligar. Mas quando uso por um tempo, mesmo fechando os programas, demora quase 1 min para a tela apagar e desligar. Não sei se é normal ou se no windows a tela apagava, o computador continuava com a rotina de desligamento e só depois desligava. Diferente do Ubuntu.
1 curtida
Olha com atenção a rotina de desligamento do Ubuntu pra ver se não tem algo errado que “prende” o desligamento. No meu Dell “experiente”, o Ubuntu lerdava tanto pra dar boot quanto pra desligar. Troquei pra Manjaro e melhorou muito. Liga mais rápido e desliga em segundos…
Vou verificar. Minha experiência com o Manjaro foi horrível, travava com jogos online pelo Chrome e um programa que uso pra programar em Python ao abrir tinha que forçar o desligamento pra poder usá-lo novamente.