Dell PowerEdge com Windows Server 2008 R2 - substituir por alguma distro Linux Server

Olá!

Tem um camarada que está para ver um “destino” para uns servidores Dell PowerEdge, alguns com Windows Server 2003 outro com Window Server 2008 R2.
Não sei exatamente a configuração dos equipamentos. Só sei que são bem pesados e seriam instalados em hacks.
Enfim, ele falou comigo e eu falei que teria interesse em ao menos um deles ( com Win server 2008 R2, 4GB de RAM) para formatar e instalar um linux server (qualquer distro para testes) em casa, levaria para fins de testes de laboratório mesmo, sem medo de ferrar com alguma máquina de uso do dia-a-dia.

Gostaria de opiniões… tipo, compensa o esforço? é possível instalar linux nesses equipamentos sem problemas? etc…

agradeço desde já as opiniões.

1 Curtida

Vc pode por Ubuntu Server, CentOS, Debian, ai vai da escolha e gosto do “cliente” kkkkk Sabendo por o Samba4 com o AD ativado e tudo mais, deve ficar filé.

2 Curtidas

Pois… a princípio, eles vão tirar o HD (para evitar expor dados e tals…) e, se td der certo, me entregam o equipamento sem HD, então, eu adquiro um só para esse fim (talvez até um SSD de 120GB).

2 Curtidas

Perfect hehehe, por mim, eu pegaria. To quase pegando um HP pra fazer de server e tb pra testes no canal hehe.

Sim… só aguardar pra ver se a chefia libera para “doação”!

2 Curtidas

No meu trabalho tem um servidor Dell PowerEdge T320, troquei o SO de Windows Server 2008 para Ubuntu Server 18.04, a melhora em performance foi tanta que parecia que tinha trocado de máquina, o pessoal que usava os recursos ficaram impressionados como mudou de um dia para o outro.

É muito bugado o Windows Server, qualquer distro que colocar vai ficar muito bom, no meu caso coloquei Ubuntu Server mesmo, resolveu meus problemas, do pessoal, e do chefe que não precisou trocar de máquina, só pedi mais RAM pra ele e subi mais containers.

3 Curtidas

Olá @elviolmp, tudo beleza? Basicamente qualquer distribuição que você instalar vai reconhecer o hardware básico e funcionar como um desktop normalmente. Apenas funções específicas de alguns hardware como controladoras de storage, controladoras SCSI e afins que precisam de drivers especificos que normalmente só são disponibilizados para as versões “server” das distribuições.

Já usei a linha PowerEdge com RedHat e Ubuntu Server sem nenhum problema, ambas costumam ter bons drivers disponibilizados pelos fabricantes.

Sobre o disco, apenas confirme se esse servidor possui discos SATA realmente, porque alguns modelos usam discos SAS que são próprios para a arquitetura de servidores e significativamente mais caros.

Agora, sobre compensar o esforço… aí “vareia”… servidores são extremamente barulhentos quando comparados com um desktop padrão e por se tratar de um hardware antigo, possivelmente você irá identificar alguns gargalos de performance aqui e ali. Para aprendizado e testes, na minha opinião é algo fantástico, mas deixar ligado o dia todo em um ambiente caseiro pode incomodar um pouco.

2 Curtidas

Assino embaixo de tudo que o @eddiecsilva escreveu.
E acrescento algumas coisas.
Não sei o modelo do Poweredge (se souber, posso fazer uma análise melhor), mas se for muito antigo é quase certo que os discos não são SATA. Devem ser SCSI ou SAS. Discos SCSI quase não se acha mais e são bastante caros. Os SAS são ainda “populares”, mas estão perdendo espaço para os SSD’s (SAS, NLSAS ou mesmo SATA), que estão chegando quase no mesmo preço.
Mas além de tudo isso, se eu fosse você, me preocuparia com a CONTA DE LUZ!! :rofl:
Essas máquinas consomem BASTANTE (principalmente se forem muito antigas).
4 GB, hoje em dia, não servem prá muita coisa. Prá um servidor de arquivos ainda rola. Mas cuidado! não é qualquer memória que é compatível com estas máquinas. E são bem difíceis de achar.

Enfim, meu conselho é que invista em um bom Desktop :wink:

3 Curtidas

sim… mas, como esse a princípio viria de graça, iria naquela máxima de “cavalo dado não se olha os dentes”, embora, nesse caso, realmente, se o custo para um sistema de armazenamento for alto e o consumo de energia tb, bem, aí realmente não vale a pena.

1 Curtida