Dell Inspiron 15 3583 como instalar driver do chipset?

Pessoal, estou com um problema.

Eu tenho um Dell Inspiron 15 3583 no qual eu preciso instalar o driver do chipset. Mas o meu sistema é Linux Mint Uma. O arquivo está em .exe. Como faço para instalá-lo?

PS: Ele está com um problema no “ventilador” segundo a ferramenta de diagnóstico da Dell. Eu liguei para o suporte e eles me mandaram atualizar o driver da Bios e o do Chipset. O da Bios eu dei uma fuçada e aprendi aqui, mas o do chipset eu não sei o que fazer.

Me ajuda aí galera por favor!

Olá @Almerian_Ferreira !

No caso acredito que a Dell referenciou a instalação de drivers para sistema Windows uma vez que você também esta com arquivos do tipo “.exe”.
No caso do Linux Mint esses drivers são padrão direto junto ao kernel. Para ter drivers e patchs exclusivos para o modelo Dell você precisa ver se ele é vendido também com Sistema Linux de modo que a própria Dell disponibilize algum driver ou versão customizada. Em muitos casos normalmente com Ubuntu a Dell homologa alguns itens exclusivos e isso pode ser baixado em algumas situações que você habilita junto a programa de terceiros e tal.

Mas enfim, o que precisa verificar mesmo é a natureza desse problema do ventilador.
Acredito que rodou algum ferramenta de diagnóstico ai, e apareceu isso.
Então o problema será algo que requisita manutenção física de hardware do ventilador, tipo limpeza, troca, etc ou é problema na bios em si para controle de baixo nível do hardware ventilador, entende?

Atualizar a BIOS você consegue dando boot com ferramentas específicas da Dell, mas drive de chipset igual se instala em Windows você terá que pesquisar mais a fundo para encontrar patchs ao kernel e coisa do tipo.

Sugiro as keywords de pesquisa no google:

dell inspiron 15 3583 fan issues
dell inspiron 15 3583 linux mint fan issue
dell inspiron 15 3583 linux support drivers

Daí deve explorar resultado e deve começar a encontrar coisas que podem levar as soluções.

Sucesso ai!

2 curtidas

Ok, vou tentar aqui.