Dell Inspiron 14 7437 - Boot em USB bloqueado?

Estou aqui com um Dell Inspiron 14 7437 (Series 7000 2015) importado, e estou enfrentando um problema com a UEFI (não sei se é exatamente isso).

O notebook vinha com Windows 8, atualizado para o Windows 10 pela atualização gratuita de 2015 (incrívelmente nunca deu problema em relação a isso).

Aqui seguem suas especificações:

Dell Inspiron 14 Series 7000 2015 (7437)
Intel® Core i7 4500U @1.85GHz (máx 3.5GHz)
8GB RAM (2x 4GB) DDR4
Intel® HD Graphics Accelerator 4400

A primeira coisa que fiz quando peguei ele foi tentar bootar um LiveCD do Fedora 32 (Workstation), devidamente preparado para boot em GPT (UEFI).

Ao iniciar o notebook pressionando repetidamente a tecla F12 (tecla padrão da Dell para entrar no Boot Menu), percebi algo: ele tentava abrir o Boot Menu, dava uma tela preta e seguia a inicialização do Windows sem abrir o Boot Menu.

Depois desta falha tentei também abrir o Setup da BIOS UEFI do notebook, onde aconteceu o mesmo.

Resolvi então tentar algo: peguei um outro notebook que eu usava frequentemente:

Samsung ATIV Book 2 2015
Intel® Celeron 3205U @1.5GHz (máx 2.4GHz)
4GB RAM (2x 2GB) DDR3
Intel® HD Graphics Accelerator 4000

Peguei seu HD (um antigaço da Fujitsu de 120GB) que tinha um Fedora 32 instalado em UEFI, coloquei-o numa case de HD externo e conectei-o ao Inspiron. Continuei não conseguindo abrir o Boot Menu nem a Setup da BIOS, mas consegui algo:

Dentro do Windows, acionei o Reinício Avançado (clicar em “Reiniciar” segurando SHIFT) e fui até “Inicializar com outro dispositivo”.

Selecionei o HD externo, e consegui fazer o notebook dar boot ao Fedora. Com isso, pude acessar o GRUB e consegui também abrir o Setup da BIOS do notebook. Continuo não conseguindo acessar o Boot Menu.

Dentro já da Setup da BIOS, fui à aba “Boot” e coloquei um pendrive bootável em primeiro na ordem de boot (um pendrive que preparei antes com o RegataOS usando o Rufus dentro do próprio Windows) e apertei F10 (salvar e sair) para reiniciar.

O que eu esperava era que ele inicializasse o Regata em LiveCD. Mas ao invés disso, começou a iniciar o Windows novamente. Voltei ao Fedora e depois à BIOS Setup e notei que a opção de boot do USB havia sumido. Haviam ali apenas as entradas:

Windows Boot Manager
Fedora
EXT Fujitsu 120GB
Qualcomm Atheros Settings (netboot)
[!] Setup
[!] Boot Menu

Note que há esta exclamação na frente de Setup e Boot Menu, mesmo com o Secure Boot desativado.

Já tentei de tudo, mas não consigo de jeito nenhum inicializar a partir do USB bootável. Alguma ideia?

Tenta um update de BIOS.
Mesmo que já esteja na mesma versão, pode reinstalar.
Aqui a página de suporte da Dell com os downloads deste modelo:
Inspiron 7437

Funcionou, baixei um update de BIOS dele e iniciei o .exe através do Windows de fábrica e desbugou a ordem de boot, consegui arrumá-la (sumiram as opções estranhas na ordem de boot, restando apenas Windows Boot Manager e Fedora) e consegui entrar no Boot Menu.

1 Curtida