Olá pessoal,
Comprei um Dell G3 5590, modelo mais simples com gtx 1050. Ele veio com Ubuntu 18.04, só que estava travando muito com o driver da Nvidia, então fiz uma instalação limpa do ubuntu 19.10. Tudo funcionou normalmente mas o microfone integrado do notebook não é detectado. Não cheguei a testar no ubuntu 18.04,
Já tentei entrar no pavucontrol e lá não parece nada na seção de input.
Entrei pelo pendrive no 18.04 e também não detectou o microfone.
Detectei algo estranho. Se eu conectar um fone p2 ao notebook, o builtin microphone passa a aparecer dentre os input devices das configurações de som do Gnome. Ao seleciona-lo, o fone conectado fica mudo, mas consegui gravar áudio do microfone no Audacity,
Dai tiro que o microfone está funcionando e esse problema seria algum bug no driver ou nas configurações. Alguém teria alguma ideia de como debugar isso?
Adicionei o parâmetro options snd-hda-intel model=laptop-dmic no arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf.
Agora o microfone é detectado normalmente, mas não captura nenhum som. Já testei no Cheese e no Audacity. Já fui no alsamixer e coloquei o volume do microfone no máximo.
Conseguiu resolver o problema no seu notebook? Comprei um DELL G3-3590 porém ao atualizar o sistema parou de reproduiz som e não detectar o microfone também.
Pensei que era algum software que havia instalado, então fiz o reset de fábrica e apenas rodei o upgrade para atualizar o software via apt, ao reiniciar o audio não funciona mais e dá um “crash oem-fix-audio-intel-dmic” aparentemente um drive instalado pelo gestor de drivers.
Resolvi instalar o Mint, já acostumei a usar o Mint e ainda não deu nenhum bug. Gostava muito do Unity, já no projeto Gnome tem muita coisa que não me agrada.
O problema do áudio eu já descobri, está no drive: oem-audio-intell-snd-hda-intel-hdmi-audio-dkms, ele vem junto do software original. Coloquei o PPA da DELL no linux mint e todos estes drivers apareceram, porém ao instalar o de audio parou de funcionar.
Ingressei neste tópico, pois me encontro com o mesmo problema no DELL G3 também. Nao estou afim de voltar pro Windows (pois só la funciona tudo kkk). Caso eu encontre algo atualizo aqui.
No meu caso, cheguei a testar nas seguintes distribuições: Deepin, Kali, Zorin, Elementary, Debian…
Todas apresentaram o mesmo comportamento.
Estou tentando também encontrar uma solução, vi um post de uns gringos no reddit em que ele fala que o problema é com o kernel 5, ou posterior, do Linux. Neste caso instalar uma distro que ainda usa o kernel 4.algumacoisa provavelemente vai funcionar.
Estou com o mesmo problema… kk Voltar kernel anterior não vai resolver. Já tentei… Já instalei Elementary, Mint 19.3, LMDE 4, Ubuntu, repositórios da dell… voltei e atualizei o kernel e nada. Única coisa que funciona o audio e o microfone é no SO que vem junto ao PC… Provavelmente tem alguma configuração específica que precisa ser feita para que tudo funcione… Entrar em contato com a Dell simplesmente vão lhe dizer assim: Só damos suporte ao sistema que vem pré instalado. Ou seja, se vc não gosta de ubuntu vai ter que usar se quiser usar o microfone… hehe Mas tem casos que nem o audio nem o microfone funciona… Você pra não ficar sem audio, apenas sem microfone em outra dist, pode tentar o seguinte:
Siga a dica do Kevin Macute… Aqui no mint pelo menos o audio funcionou… Microfone não. Mas até uma solução definitiva é o que tenho por enquanto.