Dell G3 Microfone não detectado no Ubuntu 19.10

Olá pessoal,
Comprei um Dell G3 5590, modelo mais simples com gtx 1050. Ele veio com Ubuntu 18.04, só que estava travando muito com o driver da Nvidia, então fiz uma instalação limpa do ubuntu 19.10. Tudo funcionou normalmente mas o microfone integrado do notebook não é detectado. Não cheguei a testar no ubuntu 18.04,

Já tentei entrar no pavucontrol e lá não parece nada na seção de input.

Entrei pelo pendrive no 18.04 e também não detectou o microfone.

Alguémém tem alguma ideia do que fazer?

Detectei algo estranho. Se eu conectar um fone p2 ao notebook, o builtin microphone passa a aparecer dentre os input devices das configurações de som do Gnome. Ao seleciona-lo, o fone conectado fica mudo, mas consegui gravar áudio do microfone no Audacity,

Dai tiro que o microfone está funcionando e esse problema seria algum bug no driver ou nas configurações. Alguém teria alguma ideia de como debugar isso?

Provavelmente você precisa especificar o dispositio na configuração do ALSA.

Dá uma olhada aqui…
https://help.ubuntu.com/community/HdaIntelSoundHowto

Adicionei o parâmetro options snd-hda-intel model=laptop-dmic no arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf.
Agora o microfone é detectado normalmente, mas não captura nenhum som. Já testei no Cheese e no Audacity. Já fui no alsamixer e coloquei o volume do microfone no máximo.

Conseguiu resolver o problema no seu notebook? Comprei um DELL G3-3590 porém ao atualizar o sistema parou de reproduiz som e não detectar o microfone também.

Pensei que era algum software que havia instalado, então fiz o reset de fábrica e apenas rodei o upgrade para atualizar o software via apt, ao reiniciar o audio não funciona mais e dá um “crash oem-fix-audio-intel-dmic” aparentemente um drive instalado pelo gestor de drivers.

Ainda estou tentando resolver.

Ainda não. Mas os auto falantes estão funcionando normalmente. Você atualizou para qual versão?

Só as atualizações básicas de aplicativo.

Resolvi instalar o Mint, já acostumei a usar o Mint e ainda não deu nenhum bug. Gostava muito do Unity, já no projeto Gnome tem muita coisa que não me agrada.

Não deixei claro, mas no Mint Cinnamon, até o momento, tudo funcionando bem.

Até o microfone tá funcionando?

Realmente, só depois de 1 tempo percebi que não está funcionando o microfone.

O problema do áudio eu já descobri, está no drive: oem-audio-intell-snd-hda-intel-hdmi-audio-dkms, ele vem junto do software original. Coloquei o PPA da DELL no linux mint e todos estes drivers apareceram, porém ao instalar o de audio parou de funcionar.

O problema que mesmo não usando o Drive o audio não voltou. Triste.

Ola Pessoal!

Ingressei neste tópico, pois me encontro com o mesmo problema no DELL G3 também. Nao estou afim de voltar pro Windows (pois só la funciona tudo kkk). Caso eu encontre algo atualizo aqui.
No meu caso, cheguei a testar nas seguintes distribuições: Deepin, Kali, Zorin, Elementary, Debian…
Todas apresentaram o mesmo comportamento.

Estou tentando também encontrar uma solução, vi um post de uns gringos no reddit em que ele fala que o problema é com o kernel 5, ou posterior, do Linux. Neste caso instalar uma distro que ainda usa o kernel 4.algumacoisa provavelemente vai funcionar.

Eu acabei vendendo o notebook, mas não cheguei a testar com kernels mais antigos. Pode ser que resolva.

Consegui resolver o problema do audio configurando o kernel especifico no grub.

Com o kernel “gnulinux-5.0.0-1024-oem-osp1” funciona perfeitamente, a única coisa foi configurar ele como padrão até que tenha uma solução.

Estou tentando uma solução no Community Dell, os gringos estão com o mesmo problema.

Saudações.

Estou com o mesmo problema… kk Voltar kernel anterior não vai resolver. Já tentei… Já instalei Elementary, Mint 19.3, LMDE 4, Ubuntu, repositórios da dell… voltei e atualizei o kernel e nada. Única coisa que funciona o audio e o microfone é no SO que vem junto ao PC… Provavelmente tem alguma configuração específica que precisa ser feita para que tudo funcione… Entrar em contato com a Dell simplesmente vão lhe dizer assim: Só damos suporte ao sistema que vem pré instalado. Ou seja, se vc não gosta de ubuntu vai ter que usar se quiser usar o microfone… hehe Mas tem casos que nem o audio nem o microfone funciona… Você pra não ficar sem audio, apenas sem microfone em outra dist, pode tentar o seguinte:

Siga a dica do Kevin Macute… Aqui no mint pelo menos o audio funcionou… Microfone não. Mas até uma solução definitiva é o que tenho por enquanto.