Preciso de ajuda com um Dell Inspiron que está com muitas falhas. Não consigo instalar o Mint por cima, pois o USB não deixa ir e trava. Parou de conectar na internet do nada, não reconhece o HD externo.
Não sei resolver e onde estou é um lugar de difícil acesso. Os poucos que trabalham com informática não entendem de Linux.
Se alguém quiser esse serviço, pago via Pix um valor a combinar…
Mando o whats se precisar.
Qual o modelo do notebook e com qual programa você criou o pendrive bootavel?
Um Dell 15 3530, i5 ele vem com o Ubuntu e parece que tem alguma função que trava o sistema, acho.
Fiz um pendrive bootável com o Mint 21, mas ele dá um erro na hora que tento abrir depois de inicializar pelo USB.
Olá @HSommer.
Acho que já passei por situação semelhante com um Notebook Dell 3510. Lembro que estava relacionado ao secure boot. Eu não desabilitei, apenas modifiquei uma configuração, que não lembro exatamente qual é, pois não tenho acesso a um laptop desses neste momento.
O que posso sugerir, então, é desativar o secure boot para ver se vai dar certo.
Quanto ao pendrive bootável, eu recomendo que utilize o programa BalenaEtcher, ou ainda o Ventoy. Recomendo também que verifique a integridade da ISO do Linux Mint, seguindo as instruções presentes aqui.
Tente o recém lançado Linux Mint 22 talvez o kernel mais recente ajude
Esse Dell 15 3530 veio com o Ubuntu 22.04 LTS?
Se veio, não me parece que kernel mais novo vá resolver.
As dicas do @Thiago12 são boas.
Sim, estou baixando o Mint 22 e torcendo pra resolver
@Thiago12 @Sergio_H @bad_at_usernames resolvido!
Tudo funcionando perfeitamente, aproveitei o note da patroa e baixei o Ventoy, o Mint 22 e consegui pinchar fora o Ubuntu, agora é só plugar o HD e por o backup na máquina
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.