Deletando chaves de autenticação no Debian, Ubuntu e distros derivadas

No tutorial de hoje explico como deletar as chaves de autenticação que você criou, ou adicionadas em outras instalações do pinguim. Para um melhor entendimento dos próximos passos, recomendo a leitura do anterior.

Testei apenas no Ubuntu, Debian e distros derivadas. As demais ficam por sua conta e risco!

1. Em primeiro lugar, vamos ver quantas chaves shim nós temos. Use o comando:

$ mokutil --export

1. Agora:

$ ls -1 MOK*
MOK-0001.der
MOK-0002.der

1. Abra os arquivos MOK com seu editor de texto preferido, para descobrir quem os criou:

$ nano MOK*

1. Veja que tenho uma chave da Canonical (que ficará no sistema) e a outra que eu instalei para assinar o kernel liquorix (que removerei):

Canonical

Liquorix

1. A chave que eu quero remover é a MOK-0002.der. Então rode o comando abaixo:

$ sudo su
# mokutil --delete MOK-0002.der
input password:
input passorwd again:

ATENÇÃO: Escolha uma senha com teclas comuns ao teclado US. Caso contrário, a remoção não funcionará.

1. Saia do terminal e reinicie seu computador. Aparecerá a tela azul abaixo. Digite a senha do passo “5)”:

1. Siga a ordem das imagens (autoexplicativo). Quando pedir a senha, repita a do passo “5)” novamente:

1. Reinicie seu computador:

1. Depois do login, repita os passos “1)” e “2)” para constatar que existe apenas a chave da Canonical (MOK_0001.der).

Até a próxima!
:wink: