Delay com fone de ouvido Xiaomi Redmi Airdots

Olá, pessoal! Recentemente adquiri um Redmi Airdots, o fone popular da Xiaomi. Estou usando ele no Mint e está tudo muito bom, exceto uma coisita. Para músicas, é perfeito, mas para clipes/filmes/vídeos em geral há um leve delay insuportável :frowning:

Eu sei que fones Bluetooth têm delay mesmo, mas alguém que tenha esses fones saberia me dizer se passam pelo mesmo ocorrido? O delay não é grande, mas para ver um filme, por exemplo, fica incômodo a dessincronização, mesmo que bem leve.

Olá @Lalamb e @Lalamb, tudo beleza com vocês?

O delay que vocês estão percebendo pode estar sendo causado por utilizar um adaptador bluetooth sem os recursos suficientes para entregar uma boa experiência. Algum tempo atrás, comprei um headset bluetooth (4.2) e percebi que usando ele com adaptadores abaixo da versão 4.2 gerava exatamente este “lag”.

Resolvi meu problema comprando um adaptador bluetooth 5.0, se este realmente for o caso, somente fazendo um upgrade no adaptador que usam no computador vocês conseguirão um melhor resultado.

:vulcan_salute:

1 curtida

Eu tenho os Airdots S, e não percebo delay, fui testar agora no pc e ai percebi cerca de menos de 1 segundo de delay, não faço ideia qual seja a versão do bluetooth do meu notebook, sendo q este é de 2014.

Estou no ubuntu 21.04

1 curtida

No site do fabricante deve ser possível encontrar essa informação, acredito que exista algum comando no terminal que ajude a identificar, mas só pesquisando mesmo.

:vulcan_salute:

1 curtida

inxi -E já vem com algumas infos, com isso é guglar

2 curtidas

Retorna o seguinte
image
pesquisando um pouco o bluetooth é 4.0, e real q eu não percebo delay nesse fone, em um headset da Knup eu tinha atraso

2 curtidas

Com certeza haverá delay.
O que você precisa ter certeza são duas, se o aparelho em si é compatível com low latency que colocará ele na média de 40ms que é muito pouco perceptível em filmes. Além disso, precisará ver se o seu pc esta quando, pareado, no modo de áudio a2dp que habilita o codec adequado. No caso o codec de baixa latência mais comum é o aptxLL, mas por padrão ele não vem habilitado no Ubuntu e nem em várias outras distro de propósito geral. *Apesar de que dias atrás foi liberado o novo pulseaudio v15 com os codecs atualizados inclusive esse LL. Para todo efeito, se você for super rigoroso com baixa latência você terá que usar kernel RT para ter resposta de áudio em tempo bem mais baixo que o padrão.

De qualquer modo, via geral, o que você precisa fazer é verificar no pulseaudio (usando de preferencia o pavucontrol (sudo apt install pavucontrol)) PulseAudio Volume Control, e seguir na aba de Configurações e ver seu dispositivo BT listado e qual é o codec que ele esta usando. No padrão estará o SBC para modo música. Clique na lista e veja se aparecem outros e são permitidos você utilizar.

Outro ponto que precisa verificar é começar a olhar a latência em geral para saber exato o tempo de latência enquanto toca uma música via BT abra o terminal e digita:

pactl list sinks

Dai vai aparecer uma lista grande de devices de som, procure o seu Ear Bud Redmi e veja a latência durante a musica tocando… repete o comando várias vezesevai vendo ele atualizar a latência ao longo enquanto a música toca. Como exemplo, veja a saída do meu aqui como modelo que estava enviando a cerca de 44ms e esse número meio que oscila dependendo da qualidade da música devido à taxa de envio e outras coisas, mas da para ver a média que não fica tão distante disso.

Sink #4
State: RUNNING
Name: bluez_sink.5C_C6_E9_48_29_DE.a2dp_sink
Description: EDIFIER W800BT
Driver: module-bluez5-device.c
Sample Specification: s16le 2ch 48000Hz
Channel Map: front-left,front-right
Owner Module: 32
Mute: no
Volume: front-left: 65536 / 100% / 0.00 dB, front-right: 65536 / 100% / 0.00 dB
balance 0.00
Base Volume: 65536 / 100% / 0.00 dB
Monitor Source: bluez_sink.5C_C6_E9_48_29_DE.a2dp_sink.monitor
----> Latency: 44597 usec, configured 43666 usec
Flags: HARDWARE DECIBEL_VOLUME LATENCY
Properties:
bluetooth.protocol = “a2dp_sink”
bluetooth.a2dp_codec = “SBC”
device.description = “EDIFIER W800BT”
device.string = “5C:C6:E9:48:29:DE”
device.api = “bluez”
device.class = “sound”
device.bus = “bluetooth”
device.form_factor = “headset”
bluez.path = “/org/bluez/hci0/dev_5C_C6_E9_48_29_DE”
bluez.class = “0x240404”
bluez.alias = “EDIFIER W800BT”
device.icon_name = “audio-headset-bluetooth”
device.intended_roles = “phone”
Ports:
headset-output: Headset (priority: 0, available)
Active Port: headset-output
Formats:
pcm

No meu canal comecei justamente a falar sobre questões de bluetooth e colocarei mais outros vídeos sobre o assunto. Será bacana se puder dar uma olhada lá e nos links em meio a descrição pode ter coisas que ajude a saber mais detalhes. No Youtube, procure o canal aarProTech.

Vídeos sobre transformar o smartphone em um Mic bluetooth, daí tem abordagens sobre questões de áudio em geral.

1 curtida