Delay ao aumentar/diminuir volume e brilho do notebook através dos atalhos do teclado

É do gnome, posso garantir tbm

2 curtidas

Comprove, gnome “padrão” roda com Wayland não sobre Xorg.

PS:

Com Wayland esse delay reduz bastante, mas ainda existe. No KDE não tenho

Talvez o problema seja alguma customização que a Canonical faz sobre o Ubuntu, pois testando e usa do VÁRIAS Distros e interfaces gráficas, o Único ambiente que me deparei com este problema foi o Ubuntu com Gnome Shell padrão.
E não é específico em Notebook, pois me deparo com isto em meu computador de mesa.
Uso placa de vídeo NVidia e acho que este problema com o Ubuntu é relacionado ao mau gerenciamento sobre o driver de vídeo.
Usando o Ubuntu, assim que instalei o driver, o gdm congelava durante o boot, na hora de ir à tela de login. Resolvi instalando o lightdm e configurando pra ele ser o gerenciador de login padrão.
Então como conclusão, acho que o Ubuntu, apesar de ser uma Distro bem completa e fácil de configurar e manusear, é bem mau customizado quando o assunto é Gnome Shell + NVidia driver.

No Ubuntu o Gnome ainda roda com xorg.

Resolvi esse problema da seguinte forma:

$ sudo nano /usr/share/X11/xkb/symbols/br

Depois encontre e comente a seguinte linha:

modifier_map Mod3 { Scroll_Lock }

Obs.: para comentar utilize as duas barras → //

Ficando assim:

// modifier_map Mod3 { Scroll_Lock }

Reinicie sua sessão é voala, vai parar de travar

14 curtidas

Uma coisa que tirou o delay para mim foi usar a extensão Better OSD, ela altera o pop-up do microfone, e de quebra tirou esse lag que tinha no Zorin e no Ubuntu.

3 curtidas

Comentando o texto no arqui o acho mais simples até pq não é mais um plug-in rodando.

Passei para várias pessoas que resolveu além desse problema, outros problemaS, como delay em leitor de código de barras, tela de login travada ao abrir tampa do notebook.

3 curtidas

Concordo plenamente, só coloquei como método alternativo porque quem sabe alguém no futuro queira resolver isso, mas não tem muita prática com terminal e não se sente a vontade. É uma possibilidade, além de ser uma extensão útil para quem gosta de personalizar esse tipo de painel.

4 curtidas

Vou anotar os 2 métodos pra mim, valeu pelas dicas @Grimpop e @Kazvko.
Porém, como uso o microfone no Discord e no Steam, vou testar primeiro o método da extensão. Caiu bem a calhar …
Ou faço logo as 2 opções de uma vez mesmo :grin::+1:

Ih rapaz, pra mim não vai rolar, Meu Gnome é versão 3.28.4 e esta extenção só tem suporte para Gnome 3.18, 3.22, 3.24 e 3.26. Que pena

É uma boa, mas realmente tendo em vista isso não tem o que fazer

1 curtida

Acabei fazendo apenas o esquema do @Grimpop, já que meu Gnome não suporta está extensão.
Mas salvei os 2 esquemas em um TXT no meu computador pra quando eu precisar.

1 curtida

Só para contribuir mais um pouco, pois podem ajudar outras pessoas, no passado eu tive um serio problema com isso, que tambem está relacionado a utilizar leitores de código de barras USB, existia um enorme delay do processo de leitura ate transferir as informações para a tela.

Nos teste na época, esse erro só ocorria ao utilizar a configuração de teclado ABNT2, se utilizar outra configuração de teclado o problema não ocorria, a solução encontrada foi exatamente como a dica do @Grimpop, com ela vocês resolvem alem do delay das funções de volume brilho etc… a lentidão dos Leitores USB.

Cara, eu tinha problema com o gnome quando eu abria a tampa do notebook e ele travava ou era extremamente lento, fiz isso e resolveu também. Muito obrigado

1 curtida

meu problema foi resolvido usando essa solução.

3 curtidas

Resolveu meu parceiro!
Muito obrigado!
:grimacing: :+1:

Show de bola… hehehe

Essa sua resposta já auxiliou inúmeras pessoas, essa que deve ser a essência de qualquer comunidade!:slightly_smiling_face:

3 curtidas