Delay ao aumentar/diminuir volume e brilho do notebook através dos atalhos do teclado

Olá acabei de instalar o ubuntu 19.04 no meu notebook(Lenovo g50-80), na expectativa do sistema estar sem alguns bugs chatos que ocorriam na versão 18.04. No ubuntu 18.04 tanto a funções de aumentar/diminuir o volume, quanto aumentar/diminuir o brilho tinha um delay que tornava o sistema congelado por alguns segundos. Depois do hype do ubuntu 19.04, resolvi instalar o ubuntu novamente, porém o problema continua o mesmo. Em outras distros que não usam gnome os atalhos funcionam normalmente. Obs: A alteração via interface gráfica ocorre normalmente.

4 curtidas

Eu costumava ter esse problema no Gnome quando tinha uma placa de vídeo da Nvidia, ele é causado pelo driver proprietário. Com o Nouveau funciona normalmente, assim como Intel e AMD.

1 curtida

Aqui no fedora funciona normal placa integrada intel ideapad 310, observe se o módulo ideapad_laptop foi carregado, não sei se ajuda.

lsmod | grep ideapad

A saída desejada é mais ou menos esta com algumas diferenças por se tratar de outra máquina:

lsmod | grep ideapad
ideapad_laptop 36864 0
sparse_keymap 16384 1 ideapad_laptop
rfkill 28672 8 bluetooth,ideapad_laptop,cfg80211
wmi 32768 2 intel_wmi_thunderbolt,ideapad_laptop
video 49152 2 ideapad_laptop,i915

E nas configurações de idioma verifique se o teclado está selecionado corretamente, seria esse o layout.

Captura%20de%20tela%20de%202019-04-22%2023-52-10

1 curtida

leonardo@leo:~$ lsmod | grep ideapad
ideapad_laptop 36864 0
sparse_keymap 16384 1 ideapad_laptop
wmi 28672 1 ideapad_laptop
video 45056 2 ideapad_laptop,i915

Editei a mensagem acima, verifique também se o layout é o correto nas configurações de idioma.Captura%20de%20tela%20de%202019-04-22%2023-52-10

Ainda continua com o mesmo delay.

Você adicionou, mas o layout utilizado é sempre o primeiro, experimente remover o anterior, o colocar o novo como primeira opção, aqui nunca tive esse problema em nenhuma distro só utilizo o gnome-shell, talvez seja necessário reiniciar a sessão ou mesmo a máquina pois o gdm já está carregado.

Removi o layout, deixei o que você indicou, reiniciei o sistema e ainda assim o delay continua. Tô achando que o ubuntu me odeia :sweat:

É estranho, depois vou baixar pra dar um olhada.

Amigo, não quero te desanimar, mas eu tenho esse problema no meu Acer Aspire E5-573G-74Q5 desde que comecei a usar o Linux e, sinceramente, nunca fui atrás de uma solução, porque não é algo que me incomode muito. No entanto, acho que não deve ser algo relacionado especificamente à distribuição ou sua versão, pois eu usava o Ubuntu 14.04 e tinha esse problema, fui pro 16.04 e continuei com ele e também tive no 18.04, mas eu larguei o Ubuntu, vim pro Debian com KDE e continuo com esse delay do mesmo jeito.

1 curtida

Já usei Deepin, Linux MInt, KDE Neon e não tive problema. Tô achando que o problema está relacionado ao gnome.

1 curtida

Olha estou rodando o Ubuntu 19.04 Live e realmente existe um delay ao acionar volume/brilho, porém isto não pode ser ser taxado como um problema do GNOME, até porquê faz algum tempo o gnome-shell é feito para rodar sobre Wayland e não X11 e pelo que observei aqui o ubuntu roda o gnome-shell sobre Xorg, talvez por sua maior compatibilidade com placas NVIDIA.

ubuntu@ubuntu:~$ echo $XDG_SESSION_TYPE x11

Indo contra a maioria das distribuições que rodam o GNOME que por padrão utilizam Wayland deixando Xorg como opcional no GDM, então pode ser isto a causa do problema, não posso te dar 100% de certeza, mas experimenta alguma distro Live que vem com Wayland por padrão sugiro fortemente o Fedora por ser a distro mais GNOME-Like e veja se o problema persiste.

Troquei para a sessão com wayland e o problema se resolveu. Talvez esse problema esteja na má compatibilidade do gnome com o xorg em alguns hardwares.

2 curtidas

No xorg já tive vários problemas principalmente de screen tearing (placas de vídeo Intel e Nvidia), mas nesse caso eu não sei se com a criação de algum arquivo de configuração especifico no diretório /etc/xorg.conf.d ou /etc/xorg.conf resolveria o seu problema.

1 curtida

Ubuntu com wayland até resolveu o problema, porém o wayland ainda apresenta algumas falhas, quando comparado ao xorg(compartilhamento de tela, com alguns programas, team viewer e discord). Para resolver o problema de vez, abandonei o gnome e migrei pro KDE.

1 curtida

É do gnome, posso garantir tbm

2 curtidas

Comprove, gnome “padrão” roda com Wayland não sobre Xorg.

PS:

Com Wayland esse delay reduz bastante, mas ainda existe. No KDE não tenho