Deixe seu Windows mais otimizado com Atlas OS

Apesar do que o nome sugere, Atlas OS não é um sistema operacional em si, mas sim uma modificação para o seu Windows ficar mais leve, mais privado e com menos programas nativos difíceis de remover, segundo as informações no site do projeto. Dessa forma, seu computador com Windows pode te atender melhor e você ainda ganha um pouco mais de desempenho para seus programas e jogos.

O projeto Atlas OS tem o código aberto, dessa forma, fica mais fácil auditar o que ele faz no seu computador. Ele foi desenvolvido com foco em melhorar o desempenho do computador para os gamers. Mas nada impede que seja utilizado para outros fins, entretanto, ele desabilita alguns recursos de segurança do Windows, o que pode torná-lo menos interessante para ser utilizado para transações financeiras, ou para o trabalho.

É muito importante lembrarmos que você precisa ter cuidado caso deseje testar o Atlas OS, pois fazer modificações no Windows, viola os termos da Microsoft, e mesmo que você não perca a sua licença, provavelmente terá problemas se precisar do suporte oficial do Windows, portanto, se optar por instalar esta modificação, será por sua própria responsabilidade e risco.

Como obter o Atlas OS?

Ele não se trata de um sistema operacional completo, mas sim de uma modificação para o Windows, portanto, você continua precisando de uma chave de ativação do sistema. Para instalar o Atlas OS sem ter problemas, você precisa ter uma instalação limpa do Windows 10 22H2 (ele ainda não é compatível com o Windows 11), antes de instalar qualquer coisa no sistema, baixe os arquivos de instalação do Atlas OS no site oficial e execute-os com a internet desligada, para evitar que o Windows atrapalhe em alguma coisa no processo. Depois disso, você pode instalar os driver da placa de vídeo, sua plataforma de jogos favorita e curtir.

O que exatamente o Atlas OS faz com o Windows?

Este projeto visa deixar o Windows mais leve e com menos inconvenientes, algumas das principais mudanças que ele proporciona são:

  • Redução no número de processos executados do Windows: enquanto uma instalação comum executa mais de 100 processos apenas para manter o sistema rodando, o Atlas OS reduz para algo entre 30 e 40 processos;
  • Elimina a telemetria;
  • Desabilita o recurso de exclusividade de áudio, que pode impedir jogadores de ouvir música ou se comunicar com outras pessoas enquanto joga;
  • Desabilita recursos desnecessários para a maioria das pessoas;
  • Desabilita a economia de energia;
  • Desabilita recursos de segurança que comprometem o desempenho do computador;
  • Boot otimizado;
  • Gerenciamento de processos mais inteligente.

Segundo o site do projeto, o sistema com Atlas OS consome cerca de 900Mb de memória RAM e pode ter um ganho de até ⅓ a mais de frames por segundo.

Fonte

7 curtidas