Bom eu queria saber pos vi gente posts dizendo q o disco dela pifo pq disso n sei se e vdd ou n
Quanto mais tempo um computador permanecer ligado, mais rapidamente sua vida útil será reduzida. Componentes mecânicos como o HD e coolers são os mais afetados.
A redução da vida útil não chega a ser dramática, meu computador fica ligado em torno de 13 horas por dia, ele tem quase 6 anos de idade e segue funcionando perfeitamente. Eu perdi um HD após cerca de 2 anos de uso, mas acredito que tenha sido mais uma questão de má sorte mesmo.
Danosse, é um servidor é? Kkkk
Bom, obviamente, o pc terá uma menor vida útil, isso não significa que ele vai pifar em 1 semana, significa que ele vai “viver” menos do que um pc que não fica ligado 24 horas, mas não muuuuuito menos também. Entende ?
Enfim, se você possuir a necessidade de deixar o seu pc trabalhando 24 horas por dia, o essencial é investir em ventilação, um bom cooler de processador, um gabinete com um bom fluxo de ar, coolers instalados corretamente, uns fazendo a ventilação e outros fazendo a exaustão. Também é bacana atentar-se a energia, uma boa fonte de alimentação, um bom filtro de linha para evitar problemas causados por oscilações de energia, principalmente, durante a madrugada etc.
Olha… existem riscos, prós e contras, em deixar o pc ligado o tempo todo e também em liga-lo e desliga-lo.
Certa feita li uma matéria que respondia a esse questionamento fazendo uma analogia com o voo dos aviões. Segundo eles, aproximadamente 90% dos acidentes acontecem no pouso ou na decolagem, o mesmo acontece com os computadores. onde cerca de 90% das queimas de fonte e de componentes ocorrem justamente na hora em que liga ou que desliga o computador. Porém, um pc sempre ligado estará mais sujeito a surtos da rede elétrica. Mas se sua rede for estável, estiver aterrada e você utilizar um bom no-break, dificilmente terá problemas com surtos de tensão e quedas de energia. Por outro lado os hardwares modernos suportam milhares de ciclos de liga/desliga…
O que isso significa? Significa que na prática nada disso impota. o que importa é o uso que você faz do computador, de qual disponibilidade você precisa ter dele. Se seu uso for muito frequente e a disponibilidade alta, melhor deixar ligado. Se não for este seu caso, o melhor ligar e desligar a cada período de uso.
Complementando.
Deixar o PC ligado o tempo pode fazer mal para a sua conta de luz…
E quando se fala em no-break, é um bom no-break mesmo. Não vai comprar esses de 200 reais e achar que está seguro não, pq esses funcionam igual um estabilizador, ou seja, mais atrapalha do que ajuda e mantem o pc ligado por um determinado tempo usando uma energia suja. Enfim, pesquise por um no-break realmente bom e não se apaixone pelo o seu dinheiro, pq ele vai embora hushaa.