Instalei o jogo Path of Exile pelo Lutris (Steam Proton) e quando o jogo abre pela primeira vez ele inicia em inglês, porém quando altero o idioma para pt-BR o texto dos menus desaparessem.
Bom, não sei se vai te ajudar, porque eu só tenho metade da resposta, mais o seu problema deve ser o mesmo que tenho ao instalar o jogo LineageII no Playonlinux, que seria a falta de uma fonte compatível com o jogo, no meu caso eu instalo a fonte TAHOMA e o Corefonts usando o Winetricks, mais não sei exatamente como fazer isso pelo lutris, se for pelo Steam usando proton, basta instalar o protontricks(instruções de instalação GitHub - Matoking/protontricks: A wrapper that does winetricks things for Proton enabled games, requires Winetricks.) e usar o Protontricks,
comando:
protontricks 238960 corefonts
protontricks 238960 tahoma
Não posso afirmar que esse seja com certeza o problema, uma vez que não tenho esse jogo para testar, minha resposta é uma tentiva de ajuda por similaridade de problemas, tentar essa solução não causará problemas ao jogo, mais sim, já ocorreu em alguns poucos jogos de idiomas diferentes, usarem fontes diferentes.
Instalei esse jogo ontem pelo SteamPlay e passei pela mesma coisa. Mas tenho outra dúvida, é mais vantagem eu rodar ele pelo SteamPlay usando próton, ou rodar pelo Lutris? Onde vou ter melhor desempenho?
Eu tava rodando ele, mas tava dando um erro direto, aí diminui a qualidade da textura e parou o erro, mas o jogo ficou bizarramente feio
@brunot não senti diferenças no desempenho …
Até porque o Lutris permite instalar os games direto da Steam com o Steam Play
E tem também a opção de usar a Steam do Windows.
Só não testei a versão fora da steam, pois não consigo usar minha conta da Steam nele
Prefiro usar o Lutris para ter como se fosse uma central de jogos, já que não gosto de ícones na área de trabalho …
Quando jogava no Windows usava um programa chamado Playnite para fazer esse gerenciamento, ele é open source.