Dei FIM no /HOME compartilhado em dual-boot (ou quase isso)

Fala pessoal, tudo bem com vocês? espero que sim

No meio do ano passado tive um problema ao tentar rodar um jogo antigo do Windows usando o Wine(o nome do jogo é Idinaloq, é um joguinho de navinha japonês). O grande problema era que eu havia montado a partição /HOME na minha partição de BKP do Windows que neste caso estava em NTFS, como o suporte ao NTFS não é 100%, para rodar o Wine eu tinha que estar como root( no caso usava o comando $ sudo wine) o que não é exatamente indicado por uma série de possíveis problemas com segurança, achei uma forma de contornar a situação e falei sobre ela nesse vídeo:

Porém depois dessa “dor de cabeça” eu comecei a pensar se teria uma forma de evitar esse problema, mas ainda poder utilizar o Wine normalmente e continuar com a facilidade da pasta de usuário sendo compartilhada entre os dois sistemas. Foi ai que eu descobri o arquivo “user-dirs.default”. Esse arquivo carrega a informação sobre cada pasta do usuário e também qual será o seu diretório padrão, sendo assim editei ela para que utilizasse a mesma pasta de arquivos no HD de BKP e depois criei links simbólicos para casso eu acabe acessando a pasta através da /HOME eu seja redirecionado para o diretório escolhido, no geral falei sobre essas configurações que fiz através desse vídeo:

Assim caso eu precise ou queira testar algo com a compatibilidade do Wine, ele vai rodar normalmente já que o meu /HOME ainda vai estar montado em uma unidade EXT4.

Espero que essa informação seja útil a vocês, desde já obrigado pela atenção.

Fui!

3 curtidas