KDE Plasma
Esses dois pontos são cruciais:
- É possível fazer com que cada pasta tenha sua própria configuração de visualização e ordenação dos arquivos e pastas (acho que só o Nemo do Cinnamon que tem essa função. É triste)
- Creio que todos os ambientes gráficos (pelo menos do XFCE pros mais pesados) tem dois perfis de som, um para quando os fones de ouvido estão conectados e outro perfil para quando somente usando as caixas de som do computador. Mas o KDE Plasma tem um diferencial que dei falta em muitos ambientes gráficos, ele tem um recurso nativo e com GUI para desabilitar o touchpad assim que o mouse for conectado; é inaceitável que eu tenha que baixar o
touchpad-indicatorou rodar um script para fazer isso em outros ambientes gráficos.
Esses detalhes também são importantes:
- Possuir um conjunto de ferramentas com GUI para eu configurar o meu sistema. Muitos ambientes gráficos até que o possui ferramentas para editar coisas mais básicas (especialmente o visual do ambiente gráfico), mas as ferramentas de configuração do KDE Plasma mexem com mais coisas.
- Ao mesmo tempo que é bonito, não tenta inovar em demasiado (detesto, por exemplo, aquele menu “moderno” do GNOME)
- Tem uma grande coleção de programas que são excelentes, o meu favorito é o Okular e o KolourPaint.