Deepseek, IA opensource da china fez um estrago nas concorrentes IA fechadas

Precisa ter uma matéria sobre a Deepseek

1 curtida

(postagem excluída pelo(a) autor(a))

1 curtida

Essa é mais uma vitória do opensource, contra o closedsource

3 curtidas
2 curtidas

Testei e achei sensacional, já troquei tudo pra usar ele como meu chatbot principal

Claro, como se as IAs trabalhadas nos Estados Unidos fossem completamente imparciais.

Eu NÂO estou incentivando uma discussão sobre política (que fique bem claro, pois não é o objetivo desse fórum!). Entretanto, considero ingenuidade considerar que as tecnologias estadunidenses são intrinsecamente boas e as chinesas intrinsecamente ruins. Tanto o governo dos EUA quanto o da China querem os seus dados, e os dois já os têm.

Em questões mercadológicas, o DeepSeek fez com menos de 1/4 do custo e mão de obra uma IA equivalente em poder ao ChatGPT da OpenAI, com um custo muito menor tanto de desenvolvimento quanto das assinaturas para o usuário final, usa menos processamento, além de ter feito um trabalho de código aberto, o que beneficia, basicamente, a todos, até aos concorrentes.

Confiaram tão pouco que as empresas estadunidenses de inteligência artificial já perderam mais de US$ 600 B desde o lançamento do DeepSeek… Mais de 3 trilhões de reais. :upside_down_face:

3 curtidas

O que achei mais incrível foi a função de ver o raciocínio por trás da resposta do chatbot. Isso acaba com interpretações malfeitas, já que você pode entender aonde o bot queria chegar, além de conseguir corrigir erros na interpretação ou resolução de problemas dele.

Ele me pareceu mais eficiente em solucionar equações matemáticas do segundo grau do que o ChatGPT e cometeu menos inacurácias ao tratar de funções lineares.

2 curtidas

Exato! Usei o R1 pra tentar criar uns scripts bash simples e é muito doido ver a maneira que ele “pensa” pra executar as coisas, tu tem toda a linha de raciocínio dele pra chegar no resultado invés de simplesmente te cuspir algo - é muito interessante

1 curtida