Deepin como instalar drivers Nvidia

Olá pessoal, estou com problemas para atualizar os drivers de vídeo, alguém poderia me dar uma luz?

Opa. Pode postar mais sobre o seu sistema? Versão do Deepin e a placa da nvidia (GT, GTX, RTX…).

Também tem como falar qual maneira você tentou instalar e no que deu problema?

Se eu não me engano o deepin é baseado no debian, correto? Eu segui esse tutorial How to Install Nvidia Drivers on Debian e acredito que se for baseado também vai funcionar. Mas possa ser que tenha até um software que facilite o processo.

2 curtidas

deepin 20.7, 64 bit
kernel 5.18.4
Processador i5 8400
placa de vídeo gtx 1080 ti
então tentei instalar pelo Synaptic deu erro, tentei pelo terminal não aceitou e o driver manager graphics não consigo instalar e tbm não está loja. Sim o deepin é baseado no debian

Instalei o Deepin em uma VM e tentei reproduzir o procedimento que faço para instalar o driver proprietário da nvidia na última versão.

Verificando que não existe o driver instalado no deepin rodando o comando nvidia-smi

Checando os repositórios:

$ sudo vim /etc/apt/sources.list

Atualizando os repositórios e instalando o nvidia detect:

$ sudo apt update

$ sudo apt install nvidia-detect

Verifique se tá funcionando tudo okay na saída rodando um $ nvidia-detect. Pela sua placa de video e procurando no site da nvidia é possível instalar a última versão do driver direto do site: https://www.nvidia.com/Download/driverResults.aspx/191961/en-us/

img3

Baixei e deixe na pasta downloads mesmo:

Instale os pré-requisitos rodando o seguinte comando:

$ apt -y install linux-headers-$(uname -r) build-essential libglvnd-dev pkg-config

Desative o nouveau (eu usei o vim, mas pode usar qualquer editor de texto):

$ sudo vim /etc/modprobe.d/blacklist-nouveau.conf

esse comando vai criar um arquivo e você vai inserir isso nele:

blacklist nouveau
options nouveau modeset=0

Depois execute o comando para rebuild o kernel:

$ sudo update-initramfs -u

E depois desativar a interface gráfica, porque o driver gpu não vai estar funcionando.

$ systemctl set-default multi-user.target

Essa foi a saída:

Depois reinicie o sistema:

$ sudo systemctl reboot

Quando você iniciar não vai ter interface gráfica propriamente dita. Logue na sua conta normalmente.

Eu coloquei o driver da nvidia na pasta downloads, logo entrei na pasta e então rodei o .run

$ cd Downloads

Também adicionei architecture i386 porque na minha experiência ela pulava uma parte que instala as bibliotecas 32bits durante o script.

$ sudo dpkg --add-architecture i386 $

Por fim rodar o script da nvidia:

$ sudo bash NVIDIA-Linux-x86_64-515.65.01.run

A partir daí vão aparecer opções que basicamente você mudar para YES e ir seguindo. No final de tudo deve aparecer algo assim e voltar pro terminal.

Agora você vai habilitar a GUI que tinha desativado anteriormente com o seguinte comando

$ sudo systemctl set-default graphical.target

E depois reniciar o sistema novamente para finalizar:

$ sudo systemctl reboot

No final se você rodar um comando $ nvidia-smi deve retornar tudo okay. Usando uma VM parece que não reconhece o driver de video normalmente, eu acho. Mas esse é o procedimento que utilizo.

6 curtidas

Valeu meu mano, vou tentar aqui!!! :blue_heart: :blue_heart:

Beleza, se tiver algum dúvida em algum passo só chamar. Em teoria não deveria dá problema nesse processo, mas nunca se sabe haha

Espero que resolvam a instalação de drive da Nvidia na próxima versão do Deepin, é muito chato ter que instalar manualmente e futuramente atualizar manualmente,

Fala guys, tudo bem?

Eu tentei executar esse procedimento, mas tive problemas, no log da Nvidia apareceu isso aqui >>

nvidia-installer log file '/var/log/nvidia-installer.log'
creation time: Thu Feb  9 14:08:35 2023
installer version: 525.89.02

PATH: /usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin

nvidia-installer command line:
    ./nvidia-installer

Using: nvidia-installer ncurses v6 user interface
-> Detected 16 CPUs online; setting concurrency level to 16.
ERROR: An NVIDIA kernel module 'nvidia-modeset' appears to already be loaded in your kernel.  This may be because it is in use (for example, by an X server, a CUDA program, or the NVIDIA Persistence Daemon), but this may also happen if your kernel was configured without support for module unloading.  Please be sure to exit any programs that may be using the GPU(s) before attempting to upgrade your driver.  If no GPU-based programs are running, you know that your kernel supports module unloading, and you still receive this message, then an error may have occurred that has corrupted an NVIDIA kernel module's usage count, for which the simplest remedy is to reboot your computer.
ERROR: Installation has failed.  Please see the file '/var/log/nvidia-installer.log' for details.  You may find suggestions on fixing installation problems in the README available on the Linux driver download page at www.nvidia.com.

Sou noobie no linux.

Uai, esta dizendo que o

'nvidia-modeset'

Já esta carregado no Linux núcleo, já olho se o driver já esta instalado?

Ja sim, e realmente parece estar, mas o ponto e saber se ta com a versao correta, eu nao to sabendo validar isso e garantir que esta com a versao mais atual sabe.

Um driver nem sempre precisa ser o mais atual, lembra que a Nvidia esta sempre lançando GPU novas, então essas GPU precisam que tenha driver para elas, então a atualização é para adicionar driver para as novas GPU sendo lançada no mercado e não para as antigas.
Não é so porque atualizo o driver que o driver da sua GPU foi atualizado, entenda é 1 driver para 500 GPU e quando lança mais uma no mercado é 1 driver para 501 cujo a única modificação foi adicionar a GPU 501.

Olha só, imagina vc escrevendo um texto, ai no inicio do texto tem escrito o nome de 10 personagem e suas descrições.
Ai um dia você decide que seu texto vai ter 11 personagems, o que você faz é adicionar o nome desse novo personagem no inicio do texto e colocar a descrição dele, e é só esse novo personagem é o câmera man, essa sera a única parte que ele aparece, todo o resto do corpo do texto continua o mesmo, intacto. essa é a ideia de um driver que da suporte a múltiplas GPU.

Meu amigo vc né salvou muito, qual cartório vamos pra nois se casar?

1 curtida