Deepin 20 chegando!

Ele roda o DDE, Unity e Pantheon sem travamentos. O único que trava aqui é o GNOME.

2 curtidas

Gnome 3 realmente é mais exigente em hardware, eu tenho um PC Intel 775 QuadCore c/ 8GB e rodo o 18.04 de boa (pretendo instalar o 19.10 do zero). O Gnome no 18.04 é mais travado mesmo, houve uma melhora significativa no 19.04 e mais ainda no 19.10

Outra coisa a se levar em consideração é o modo de operação do usuário… conheço gente que tem o péssimo hábito de abrir 50 abas do Chrome e acha que o sistema vai fazer milagre… eu abro no máximo 3 e olhe lá, prefiro perder 2 ou 3 segundos clicando no app do que esperar 20 segundos pra ele abrir…

3 curtidas

eu abro no máximo 3 e olhe lá, prefiro perder 2 ou 3 segundos clicando no app do que esperar 20 segundos pra ele abrir…

Opa! Falou comigo também.

3 curtidas

Cada aba do Chrome pode variar entre 300 a 500MB (até mais dependendo do site)… então se sair entulhando abas + apps abertos em segundo plano, chego nos meus 8GB brincando

4 curtidas

Em matéria de aparência e funcionalidade, o DDE (Deepin Desktop Environment) está bem na frente dos outros Desktops Linux.

Por outro lado, um ponto fraco do Deepin é a demora na atualização de pacotes e um repositório com aplicativos muito desatualizados.

6 curtidas

Tu reclamando dos teus 8, imagina eu aqui com os meus 2 :stuck_out_tongue:

3 curtidas

Isso é por ser baseado no Debian, o objetivo é ser estável mesmo. Caso precise de pacotes mais atualizados terá que recorrer a PPA’s. Provavelmente a demora ao atualizar pacotes se deve a ser uma distri chinesa e não ter mirrors ‘oficiais’ no Brasil. É a mesma coisa no site deles, se for baixar a ISO sem nenhum mirror.

5 curtidas

Até a Forbes gringa está falando bem do novo Deepin 20.
https://www.forbes.com/sites/jasonevangelho/2019/10/18/meet-the-linux-desktop-that-will-blow-away-windows-10-and-macos-in-2020/#3dcd43045c9a

7 curtidas

Tem que voltar pra base Ubuntu, ai fica show, ninguém segura…

3 curtidas

Já publiquei isso no Fórum oficial do Deepin… não parecem muito receptivos para retornarem para a base Ubuntu. Uma das respostas diz “Deepin is on right path. We just need to create user maintained repository with latest software like AUR. To rebase on Ubuntu, hell no! Debian stable is best base. Ubuntu is unpredictable…”

4 curtidas

Quando usei o Deepin meses atrás, tentei usar PPA’s e descobri que o Deepin não é muito simpático com PPA’s… então eu fiz algumas gambiarras para forçar o uso de PPA’s e não tive bons resultados. Então parei de insistir e comecei a usar snaps e flatpaks para obter aplicativos mais atuais… logo comecei a ter angústias pela ainda falta de integração de temas dos aplicativos provenientes desses repositórios com o sistema base.

Seria ótimo reunir algumas ideias e soluções para deixar o Deepin mais atualizado sem ter muito trabalho, mesmo com a base Debian… pois parece que o Deepin não tem interesse de retornar para a base Ubuntu.

4 curtidas

Olá, o Deepin 2020 virá com base no Debian Buster.
Sobre os repositórios, resolvi a vida atualizando os PPAs e bola pra frente. Estou sempre com as últimas versões do que preciso, MAS para apps que requeiram a libc6 acima da versão 2.24 eu uso snap e flatpak. É a única restrição que será resolvida com a chegada do Debian 10.
Sobre o Compiz, não precisa. O KWin trouxe quase todos os recursos do Compiz pra dentro do Deepin. Tenho janelas gelatinosas, glue, cubo, etc… tudo rodando normal e mais leve que no Ubuntu.
Sobre o lançamento do V20, sairá a primeira release agora na segunda em novembro e lançamento oficial em janeiro. As atualizações maiores costumam acontecer a cada 50 ou 60 dias, mas sem regra certa, até tentaram criar um padrão mas não seguiram. Pequenas atualizações acontecem as vezes e atualizar os PPAs é mesmo a melhor alternativa.
Sobre requisitos, já coloquei ele fluído em Celeron D, 2gb de ram e gráfico onboard. Também rodou em Semprom dual core antigo com 1gb de ram, mas recomendo no mínimo 2gb.

Desculpem voltar com o tópico tão depois, mas talvez ajude. Não respondi um a um pois tem sido bastante corrido ultimamente. Mas se alguém ler e eu puder ajudar em mais alguma coisa, enviem que respondo.
Uso o Deepin há um ano, trabalho com desenvolvimento, sem qualquer bloqueio. Tenho conseguido trazer bastante gente para o mundo Linux através dele. As pessoas veem, experimentam, gostam e ficam. A não ser gamers, para gamers tem de ser o Mint mesmo.

5 curtidas

Sobre o fundo blur/transparência, exitem temas prontos com este estilo e há possibilidade de customização. Alguns programas feitos em python, Qt e Electron podem não responder 100% ao tema, bom isto que percebi e vi até agora.

2 curtidas

Os prints lá em cima trazem um desktop com topbar, pra quem não conhece, o Deepin não vem com a barra por padrão. É uma extensão que precisa ser instalada. Na verdade, pelo que já vi, esta é a única extensão que alguém criou para modificar algo no DE original, antes do fork do KWin. Ela deixa mais próximo do macOS, Unity, Gnome, etc. Preferi ficar sem, pois com tudo limpo e somente a dock padrão para mim é mais produtivo.

3 curtidas

Isso eles deve ter algum tema especifico pra isso, nem todo mundo gosta do blur no gerenciador de arquivo kkkk se tivesse isso e não tiver como mudo isso já seria um motivo pra mim não usa ele, pois eu odeio blur no gerenciador de arquivo eu acho feio pra krl

2 curtidas

Geralmente instala um gerenciador de arquivo em outra interface que não seja a dele da bug pra ■■■ isso é uma péssima ideia, geralmente buga tudo os USB’s e não irá funciona nenhum e manter dois gerenciadores não acho que seja uma coisa produtiva/necessária.

3 curtidas

Ai forço pra krl em kkkk 1GB/2GB no deepin a própria empresa recomenda usa ele com 2GB de RAM ou 4GB que seria o minimo recomendado e eles fala que superior a 4 é o recomendado. Nunca que o deepin roda liso em 1 ou 2 gb de RAM, aqui mesmo no blog tem um cara que está com problema de performance com 4GB imagina com 1 kkkk e esse mesmo cara está com uma SWAP de 4GB e ela estava cheia por conta dele ter pouca RAM (4GB) então imagina 4GB de RAM já é pouco e loto uma SWAP imagina a lentidão. 1/2GB é força demais, só se a pessoa for usa um programa de cada vez e mesmo assim geralmente os pcs que vem com 1/2gb de ram tem um processador horrível que não ia roda muito bem, então fala que fico fluido não tem nem como vai engasgar tudo e nem se for mono tarefa acho que vai roda bem.

3 curtidas

Acredito que nenhuma empresa vai informar que seu sistema roda com menos de 500mb e o que passa disso é culpa do usuário, já que os aplicativos abertos ou instalados posteriormente independe do sistema em si, por isso essa quantidade de memória predeterminada para um uso satisfatório.

Acredito que esteja se referindo a esse tópico, no caso do senhor Edbriga, a melhor opção é iniciar uma instalação limpa devido o sistema estar iniciando com mais de 800mb e, segundo o mesmo, não ter instalado muita coisa, pode ser sido causado por alguma atualização mal sucedida, teria que acompanhar de mais perto, tendo acesso a máquina.

Concordo que um sigle core realmente, provavelmente, não rodaria bem, são poucas as distribuições que rodariam satisfatoriamente, até abrir um navegador.

Só queria te alertar que, conforme foi dito pelo amigo @danielsob, sim é possível ter fluidez, vai depender do que você faz com o sistema e como (lembrando que também é possível desabilitar os efeitos do Deepin, o que já cai mais 150mb de ram), porem, um sistema que sobe com transparência ativa usando apenas 477mb… acredito que não é necessário mudar alguma coisa:

4 curtidas

Como disse, rodou num Celeron de 10 anos atrás com 2gb. Uso foi para internet e office, sem problemas, sem mono tarefa mas tb sem loucuras. E está com efeitos desativados, mas iniciou com sem travar, se houver dúvidas rs. Não tenho pq inventar rs.
Eu costumo desabilitar o deepin-anything-tool, cups e outras coisas que são para mim “desnecessárias”.
Meu sistema inicia, depois de meses, consumindo 1.2gb. Rodando diversos serviços logo no startup, com efeitos habilitados, papel de parede, etc etc.
Temos de saber usar o que o Linux oferece, mas com moderação pra não bugar rs.

3 curtidas

Não roda pelo fato que eu falei, pcs que tem 2gb de ram geralmente o processador não é bom e não vai ter fluidez, falo isso porque tenho um notebook aqui com 2gb e mal roda um xfce por conta do processador a não ser que você pegue um processador mediano e deixe só com 2gb de ram e mesmo assim vai ter que ser mono tarefa pois algumas coisas abertas no deepin já consome RAM pra krl. Não adianta um sistema consumir pouca RAM ao iniciar mas se quando abri um programa já come 2GB não vai muda em nada. Tenho um i5 terceira geração no meu notebook eu instalei o deepin em VM nele aqui e deixei dois núcleo e 2GB de RAM, esses 2 núcleo da VM é melhor que muitos processador que vem nesses PCs de 1/2GB e ta muito longe de ter fluidez. Mas ai tem a questão de ta em VM, tenho um notebook aqui que tem essas configs:
Processador: amd c-60
2GB RAM ddr2
HD 500GB 5400RPM
Acho que pra abri o gerenciador de arquivo levo quase 3 minutos e ta parecendo que ta rodando a 10 de fps kkkkk a não ser que você considere essas situações como fluidez ai sim eu concordo.

3 curtidas