Deepin 20 chegando!

Engraçado, o que eu já vi de críticas ao GNOME por causa disso… :eyes:
Parece que o jogo virou :laughing:

4 curtidas

O problema do Gnome ao meu ver era não o simples fato de simplificar as coisas, mas a limitação por padrão em configurar coisas simples, e a não inclusão por padrão de ferramentas que todo mundo praticamente fazia o uso. Já no KDE, que utilizo, reclama-se da poluição visual com muitos menus, opções já a mostra; particularmente prefiro o pecado pelo excesso que pela omissão, mas entendo que pra quem não está habituado perde-se sim, nas inúmeras configurações do sistema.

3 curtidas

Tentei utilizar o Discover no Neon, pra vê se por lá era utilizável; já foi pior, mas mesmo hoje, é um dos apps mais lentos, bugados e esteticamente feios, de todo ecossistema Plasma (KDE). No Manjaro vira e mexe tento instalar pra dá uma olhada, mas agora com o novo Pamac (que fui relutante mas voto vencido, já que gostava do Octopi; e mais agora com o Bauh para gerenciar appimage, flatpak, aur e snap, nem sinto falta do discorver kkk).

3 curtidas

Fiquei usando ontem, em um notebook mais antigo, funcionou muito bem com os efeitos de transparência desativado, ativo apresentou lentidão (devido a limitação desse note mesmo).

Tentei instalar todos os aplicativos que uso em produção e não tive grandes problemas, encontrei mensagem de pacote quebrado ao tentar instalar o Chrome, mas foi facilmente contornado instalando o pacote pendente.

O pessoal do telegram reclama de lentidão no servidor de atualizações, não achei lento para mim (não mudei, deixei o padrão mesmo).

Inicia com mais de 1gb de RAM, tanto com quanto sem transparência.

Esse note não tem placa hibrida para testar, mas ví que no grupo o pessoal conseguiu instalar o drive 440

Instalei o pacote de ícones papirus para fazer um teste (sudo apt install papirus-icon-theme) puxou uma versão bem antiga, acabei removendo, dei mole e removeu tudo… até a DDE*, ou seja, tive que reinstalar tudo.

No geral, por estar em beta, tem algumas coisas para lapidar, mas atendeu bem, nos testes que fiz.

O que mais me incomodou foi o visual mesmo, os cantos extremamente arredondados, mas isso é algo que a própria equipe admite que está exagerado e que contornarão. Achei o gerenciador de arquivos muito poluído também, parece que tentaram dar uma repaginada, mas pecaram no excesso.

Vou aguardar. O que me atraia no Deepin é o que me afasta dessa nova versão: o layout (senti falta do painel de controle característico também).

3 curtidas

Aconteceu o mesmo aqui, mas um “sudo apt install -f” resolveu.
Acho que esta versão foi focada em telas grandes. Tenho a sensação de que tá tudo muito grande, tomando boa parte da tela. Para mim, que tenho um notebook de 12" (1366x768), ficou tudo muito grande. Diminui as fontes para 11 e melhorou o conjunto.
Uma coisa que me incomodou muito foi o layout do file manager. Os ícones das pastas não diminuem muito e colocaram uma “moldura” ao redor das pastas, que não sei para que serve, além de ser de mal gosto.
Gostei do painel de controle. Não uso muito depois de configurado, então, tanto faz o layout dele.
Além do Chrome, não tive problemas com mas nenhum programa. Flatpak e Appimage (os formatos que uso) têm total compatibilidade.
Um “bug” que encontrei foi com relação a aplicativos Flatpaks que ficam na tray, como o Remmina e Alguns players da Nuvola. Eles estão duplicando os ícones na tray.
Outra coisa que me desagradou MUITO foi a retirada dos cantos ativos. Usava muito mesmo.

De resto, achei muito rápido, não travou ou congelou nenhuma vez, boot em pouco menos de 10 seg (ssd), base Debian 10 Buster e Kernel 5.3 bastante sólidos.
Enfim, ajeitando esses pequenos “poréns” no layout, acho que ficaria matador. Mas não sei se vão mexer nisso à essa altura.

3 curtidas

O blur foi substituído por transparência? O WPS foi substituído pelo LibreOffice como padrão mesmo? Conta ai quem instalou a versão beta.

1 curtida

Em termos de UI a versão beta foi uma decepção total, acredito que nesse quesito não alteram quase nada na versão final, não vou nem perde tempo em mencionar as trocentas inconsistências visuais que identifiquei…minhas expectativas eram altas, mas a decepção foi maior! :sob:

2 curtidas

Pelo menos neste Beta, não há nenhuma suíte office instalada por padrão.
Para testes, já instalei WPS, LibreOffice e Softmaker sem problemas.

3 curtidas

Obviamente o Deepin é uma distro muito comentada (e na maioria, bons comentários). Porém, eu não consigo assim, olhar e dizer “nossa, distro legal, vou testar” :sweat_smile:.

2 curtidas

Igualmente :sweat_smile:

2 curtidas

Bom… fiz um test-drive em uma Máquina REAL (SEMPRE!!) e na minha opinião, a relação bugs / desempenho pra um beta de distro chinesa… tá de bom tamanho…

Posso dizer que até gostei do novo Painel de Controle… porém acho que cagaram no restante… telas arredondadas demais, Modo Fashion desproporcional (mesmo em uma resolução de 1920X1080 ficou gigantesco)

Tive que instalar o gerenciador de drivers de vídeo (Sei lá o pq deles já não deixarem nativo na distro). Em seguida iniciei a instalação da minha placa de vídeo NVidia… marquei p/ instalar o driver proprietário… reiniciei… a Chaleira rodopiou na tela… mas após o login, tela preta e tive que resetar o PC… Aí consegui efetuar o login, porém notei que ele instalou o driver padrão mesmo eu marcando o proprietário…
Enfim… Deepin sendo Deepin

Tenho quase certeza que o Ubuntu DDE fará mais sucesso do que essa nova versão… eu já não havia criado grandes expectativas, então pra mim o resultado não me abalou em nada…

Sei que muitos vão querer passar pano dizendo que está assim porque é Beta !! Mas o fato é que o Ubuntu 20.04 quando estava em Beta… era muito mais estável do que isso aí…

2 curtidas

Desculpe, mas não é questão de “passar pano”. A estabilidade do sistema é visível, mesmo sendo beta. Talvez você esteja se referindo a um problema pontual, como um driver proprietário. Não tenho placas offboard, então não posso opinar a este respeito, mas a base Deepin é Debian 10. Acho que o Ubuntu tem suporte melhor para placas proprietárias. Mas todo o resto é mais “instável” (na minha opinião).
Acho que não existe comparação entre este beta e o beta do Ubuntu DDE.

Você pode diminuí-lo, como pode ser visto neste vídeo
Prá mim, numa tela de 1366x768, ficou aceitável (poderia diminuir mais, sim).
Concordo que a interface não está “padrão Deepin”. E também acho que eles não vão alterar isso até o lançamento oficial, infelizmente. Mas devem adequar em algum momento. Sempre foram cuidadosos com design.

Alguém aí perguntou se o blur foi substituído pela transparência. Não, o blur continua lá.

2 curtidas

Sim… eu disse isso pq tem muitos Fanboys de distro que mesmo os erros e bugs estando lá… não querem dar o braço a torcer…
Concordo sobre o possível problema pontual, visto que cada hardware é um mundo diferente (por isso que digo que avaliação é com teste real e que VirtualBox é gambiarra)
E no caso, esta máquina em questão… já rodei outras distros s/ problemas

Me referi a este beta e o Beta do Ubuntu 20.04 (não DDE) quesito estabilidade

Pra 32" tem que ser os 1920X1080… mas como eu disse no início… foi apenas um test-drive… não me vejo mais usando o Deepin em máquina de trabalho e muito menos instalando em clientes

3 curtidas

Vai sair com suporte nativo a pacotes Snaps ou Flatpaks?

2 curtidas

Ainda acho mais harmônico que o do KYLIN 20.04; mas sei lá, acho que o Deepin era mais bonito em versões anteriores.

4 curtidas

Saquei a referência do Wallpaper :joy:

1 curtida

Site do Deepin com problemas? Não consigo acessar :thinking:

Estou usando o Deepin 20 agora nesse exato momento de forma nativa em um note i3 de terceira geração e 4GB de ram.

Ao menos nesse hardware se mostrou bem pesado, passei o dia todo testando variantes da DDE usei o Arch Deepin e Ubuntu DDE ambos se mostraram bem mais leves, usavam a versão antiga da DDE isso tem que ser dito mas estavam bem estáveis. Já o Deepin 20 se mostrou pesado e chegou a travar quando utilizei o aplicativo de atualização do sistema, no momento que ele criava um backup automático o cursor do mouse chegava a parar kkk

Me decepcionei, o Arch Deepin é muito leve, muito mesmo chega nem a 800MB de ram quando iniciado, estava muito afim de usar a DDE mas vou voltar ao Manjaro KDE mesmo tenho tudo lá sem dor de cabeça e lentidões.

1 curtida

Alguém sabe a data que será lançado? :thinking:

1 curtida

image

image

Fonte: DeepinBrasil

3 curtidas