Cara olhando o print, vi que observei sobre esse 3Dcold. Dae mudei o foco das pesquisas pra esse termo. Pelo que vi muita gente passa por esse problema no Arch.
Essa foi umas das raras postagens que encontrei com solução, espero que te ajude.
segui o guia do canal Diolinux, foi lá que soube do fórum aqui. Segui o Archinstall sim, o erro apareceu antes da instalação, também apareceu depois da instalação, além disso, depois de instalado, não saiu da tela de login.
Agradeço pela sugestão. Decidi usar o Arch porque minha intenção não é usar meu pc. Tenho outros computadores e não “preciso” do Linux. Meu objetivo é aprender Linux. Junto com isso, aprender também algumas outras habilidades que considero importantes. Não é para trabalho, é por diversão e busca por autonomia. Estou bem informado sobre as dificuldades do Arch, é por isso mesmo que escolhi!
no momento eu estou reinstalando Windows, exclusivamente com a intenção de atualizar a BIOS (tentando resolver cada etapa para excluir possibilidades de problemas).
Eu estava usando o Mint, mas realmente estava travando muito e esquentando (95 graus em idle). Além disso, estou pensando em abrir e trocar a pasta térmica antes de continuar.
Eu tinha esperanças de que seria tudo muito simples, mas não eram grandes as esperanças, então, tudo dentro do esperado…
Agradeço por todas as contribuições até aqui. Vocês são ótimos.
Depois de tentar várias coisas e buscar informações, volto para dar uma atualização:
Até agora estou entendendo que não vou conseguir usar essa minha GPU fora do Windows. Essa integração estranha da Intel HD Graphics 630 (integrada) e da Radeon RX Vega M GL (dedicada?) tem vários bloqueios da HP que não estou conseguindo contornar. Por exemplo, a BIOS não tem opção nenhuma de controle ou opção de qual gpu usar e não tenho como acessar nenhum “advanced settings” na bios simplesmente porque não existem!
Tentei atualizar para outras versões da bios e em todas é a mesma coisa, não dando opção nenhuma em relação as gpus.
Pesquisei em foruns da HP e saí com a impressão de que eu comprei o pior laptop da história dessa marca maldita. Esquenta mesmo e não tem como contornar sem fazer umas gambiarras bem hardcore.
Resumindo, perdi as esperanças! Se alguém aí tiver alguma sugestão, por favor me ajude!
Por enquanto estou mudando meus planos e vou deixar esse laptop encostado com Windows mesmo, e vou me preparar para instalar Linux no meu desktop. Já que meu laptop se recusou a me acompanhar para o Linux, que fique guardado em alguma gaveta e HP nunca mais.
Não sei como vou fazer com o desktop no Linux agora porque eu uso Fusion 360 (modelagem 3D) e ainda estou preso da maldita Adobe em outros programas.
Sei que são vários assuntos diferentes, mas serei grato por qualquer conselho que tiverem pra me dar em qualquer ponto.
tenta com outra distro
O nobara é baseado no fedora que tem bom suporte aos GPU híbridos.
Outra coisa que pode tentar se não funcionar no Novara ou cachy é bloackear o intel igpu com echo "install i915 /bin/false" | sudo tee -a /etc/modprobe.d/blacklist-i915.conf sudo update-initramfs -u
e reinicia se der tela preta provavelmente só monitor externo vai funcionar para voltar atraz se isso acontecer remova o arquivo sudo rm /etc/modprobe.d/blacklist-i915.conf sudo update-initramfs -u