Pois é. me informei, assisti tutoriais, abri os sites e manuais, ISO pronto…
Aparentemente é um problema com minha GPU.
Não tenho nem a mínima menor minúscula microscópica ideia de como resolver isso.
Portanto…
Clamo por ajuda!
Seja bem vindo!
Comece lendo essas orientações…
Não sei se é o seu caso, mas dando uma verificada na internet, dizem que o erro “amdgpu unable to change power state from d3cold to d0 device inaccessible”, acontece quando habilitada na BIOS a opção PCIe ASPM (Active-State Power Management).
tenho que desabilitar isso na bios então?
Então.. enquanto eu tentava outras coisas aqui acabei instalando Mint. Também não deu certo! PC tá lento, muito quente, demorando muito pra ligar e desligar… Estou começando a suspeitar que HP nem Linux salva!
Meu pc tem specs bem boas até. (HP Spectre x360)
I7 8th gen,
ssd nvme 1tb,
16gb ram ddr4,
GPU Radeon RX Vega M (4gb)
monitor touch 4k
Esquentava no Windows 11, esquenta mais ainda agora no Mint. Era rápido no windows, insuportavelmente lento no Mint.
Quantas vezes você abriu ele para tirar o pó acumulado nos coolers?
uns 2 meses, depois disso quase não usei.
pq n usa uma distro derivada do arch, facil de instalar? estará usando o arch do mesmo jeito. sê bem vindo e não esqueça o lema do usuário linux: “quem não faz m… não aprende”
e ninguém aí tem alguma sugestão de como resolver os erros que aparecem na imagem que eu postei inicialmente?
Aí eu não tenho ideia… estranho acontecer um erro desse no início do Arch install. Você poderia tentar com o CachyOs e ver o que acontece.
Opa, boa tarde!
Você já tentou a primeira solução que recomendaram aqui? Quando estiver na tela de boot do Arch Linux, pressione tab e digite o comando amdgpu.aspm=0 após a primeira linha de comando, igual exemplificado na captura de imagem que eu mandei.
Inclusive, eu não recomendaria Arch Linux pra alguém que tá começando agora.
Te deram algumas sugestões, mudar opção na BIOS ou fazer o que o @Yuko sugeriu. Qual delas você fez? O que mais você tentou?
É uma via de mão dupla: Você pede ajuda, a gente te ajuda, você informa o que fez e se funcionou ou não, a gente te ajuda de novo até resolver o problema
não tenho essa opção na BIOS
Antes de executar archinstall
pacman -Sy
linux-firmware
Execute novamente o archinstall
Boa sorte
Se não funcionar
sudo pacman -Sy linux-firmware-amdgpu
E rode novamente archinstall
Se nada der certo volta para o windows instala o cpuz vai na configuração de gpu
vê qual vbios esta instalado e se achar um update flasha a vbios,
Isso é arriscado se fazer cagada ja era então vc é responsavel se seu gpu explodir
vc tem que encontrar o modelo exato que vc tem.
E isso não garante que vai funcionar mas pode ser que sim.
Se achar um video com a sua placa exata e mais recente melhor o processo é o mesmo
vc poderia rodar um linux num pendrive e rodar o comando abaixo?
$ lspci | grep VGA
e colocar aqui a sua placa de vídeo. assim podemos procurar ajudar na www.
vou tentar ainda hoje! tnx
Quais guias você seguiu? Por que não usou o archinstall?
Ok.
A princípio o erro é com firmware que não está carregando
Olá, boa noite.
Posso estar falando bobagem, mas o I7 8700 tem vídeo integrado.
Superada a atualização do Firmware da sua GPU AMD e o problema persistir, será que não é o bom e velho conflito de GPU Híbrida?
Se a atualização do Firmware não adiantar, tenta desabilitar a integrada na BIOS.
Abraço.