Pois é. me informei, assisti tutoriais, abri os sites e manuais, ISO pronto…
Aparentemente é um problema com minha GPU.
Não tenho nem a mínima menor minúscula microscópica ideia de como resolver isso.
Portanto…
Clamo por ajuda!
Seja bem vindo!
Comece lendo essas orientações…
Não sei se é o seu caso, mas dando uma verificada na internet, dizem que o erro “amdgpu unable to change power state from d3cold to d0 device inaccessible”, acontece quando habilitada na BIOS a opção PCIe ASPM (Active-State Power Management).
tenho que desabilitar isso na bios então?
Então.. enquanto eu tentava outras coisas aqui acabei instalando Mint. Também não deu certo! PC tá lento, muito quente, demorando muito pra ligar e desligar… Estou começando a suspeitar que HP nem Linux salva!
Meu pc tem specs bem boas até. (HP Spectre x360)
I7 8th gen,
ssd nvme 1tb,
16gb ram ddr4,
GPU Radeon RX Vega M (4gb)
monitor touch 4k
Esquentava no Windows 11, esquenta mais ainda agora no Mint. Era rápido no windows, insuportavelmente lento no Mint.
Quantas vezes você abriu ele para tirar o pó acumulado nos coolers?
uns 2 meses, depois disso quase não usei.
pq n usa uma distro derivada do arch, facil de instalar? estará usando o arch do mesmo jeito. sê bem vindo e não esqueça o lema do usuário linux: “quem não faz m… não aprende”
e ninguém aí tem alguma sugestão de como resolver os erros que aparecem na imagem que eu postei inicialmente?
Aí eu não tenho ideia… estranho acontecer um erro desse no início do Arch install. Você poderia tentar com o CachyOs e ver o que acontece.
Opa, boa tarde!
Você já tentou a primeira solução que recomendaram aqui? Quando estiver na tela de boot do Arch Linux, pressione tab e digite o comando amdgpu.aspm=0 após a primeira linha de comando, igual exemplificado na captura de imagem que eu mandei.
Inclusive, eu não recomendaria Arch Linux pra alguém que tá começando agora.