Debloat e otimização do Windows 10

E aí pessoal. Infelizmente devido ao trabalho tenho precisado utilizar o Windows cada vez mais no dia-a-dia como sistema principal. Então, já que tenho que usar o sistema eu gostaria de fazer um debloat e otimização, aí gostaria de sugestões de como poderia deixar o sistema com uma usabilidade melhor.

Já fiz algumas modificações:

  • Desinstalei todos aqueles apps inúteis que já vem no sistema;
  • Desativei a maior parte dos efeitos visuais deixando ele mais responsivo;
  • Desabilitei aquelas permissões na configs de privacidade (acho que é só para inglês ver mas é o que dá para fazer);
  • Na inicialização do sistema deixei marcado só o estritamente necessário;
  • Estou utilizando apenas o windows defender como antivirus, acho que já é o suficiente para mim.

Achei este tutorial Debloat Windows in 2022 , ainda não testei, mas fiquei com o pé atrás se ele pode quebrar o sistema de alguma forma.

Nem precisa testar que qualquer script desse tipo já e pra matar o sistema todo, no máximo existe o dism++ q praticamente serve pra modificar algumas coisas com alertas, mesmo assim mal se sabe se foi descontinuado

1 curtida

Ele faz o que vc fez e instala uns apps a mais, não vai te ser útil

3 curtidas

Você realmente precisa otimizar (isto é, você constatou que o desempenho está ruim) ou é só por frescura?

1 curtida

NÃO use “Windows Lite” ou parecidos se você prioriza segurança.

2 curtidas

Na minha máquina eu notei uma boa diferença de performance entre o Kubuntu e o W10, principalmente no tempo de abertura dos mesmos aplicativos. Então a ideia é tentar dar uma melhorada no desempenho, mas sem fazer grandes alterações no sistema. Eu entendo que são sistemas diferentes e dificilmente vou ter a mesma performance em ambos, mas não custa tentar.

Eu nunca utilizei e pelo que li na Internet estas versões lite, gamer ou qq outra que o pessoal inventa podem ter até mais problemas que a versão original, sem modificações, como você mesmo colocou na resposta. Mas vlw por alertar.

Se vale de dica eu colocaria outro antivírus. O Windows defender além de ser mais pesado que os outros populares como kaspersky, avast e etc ainda usa bastante o disco.

1 curtida