Debian vs Fedora Silverblue: qual caminho seguir?

Fala pessoal, tudo bem?

Atualmente uso o BigLinux, mas já cansei de rolling release. Quero agora um sistema para simplesmente instalar e usar, sem dor de cabeça com updates que podem quebrar o ambiente.

Depois de pesquisar muito, cheguei em duas ideias bem diferentes:

Debian: usar como base sólida e estável, mas adotando um modelo “à la Silverblue”, instalando aplicativos via Flatpak e usando Distrobox para rodar softwares mais novos ou ambientes específicos.

Fedora Silverblue: seguir de vez a proposta imutável, com rollback de atualizações, isolamento forte via Flatpak, mas com atualizações frequentes.

Minhas dúvidas principais:

Usar o Debian desse jeito híbrido (base estável + Flatpak + Distrobox) chega perto da mesma confiabilidade e praticidade do Silverblue?

No dia a dia, qual caminho costuma dar menos dor de cabeça?

Quem já tentou essa abordagem no Debian (deixar o apt só pro essencial e rodar apps via Flatpak/containers), como foi a experiência?

Quem já usa Silverblue, ele realmente é tão estável e previsível quanto o Debian?

:warning: Uma preocupação minha é o processo de adaptação:

No Debian, por ser tradicional, acho que o que já sei de Linux seria suficiente pra me virar sem grandes mudanças.

No Silverblue, tenho receio de precisar “reaprender” muita coisa e acabar gastando tempo demais.

O que vocês acham que faz mais sentido nesse cenário? Quero um sistema que eu configure uma vez e esqueça, mas sem perder a possibilidade de rodar softwares atualizados quando precisar.

2 curtidas

Ola amigo, atualmente estou usando o pop os, e também estava procurando algo estável e que não precise me preocupar muito.
Eu cheguei na mesma que você, porém em vez de usar o debian, iria esperar o lançamento do cosmic estável.
E em vez do fedora silverblue eu iria usar o bazzite, por ter muita coisa pronta já, como distrobox configurado.
Estou no mesmo empase de ter que “reaprender” a como instalar e usar o sistema, é notável a diferença entre os sistemas.
Eu tenho uma dúvida, na bazzite tem o waydroid, e queria remover ele, mas não achei jeito de fazer isso ,o comando

rpm-ostree override remove waydroid

Não funciona, ele não acha ele pra apagar, tem mais alguns apps que quero tirar mas não achei como faz, e alguns apps eu não sei o nome do pacote pra desinstalar.

1 curtida

Priorizar flatpak e distrobox já vai tornar qualquer distro mais confiável em updates, o problema de usar uma distro tradicional (como fedora workstation, debian..) é que o gerenciador de pacotes “está logo alí” é fácil cair na tentação e instalar um .deb ou adicionar um repo de terceiro para testar algum pacote, executar um .sh obscuro etc.

Lembrando que tem o fator rollback facilitado, exceto se tu configurar um sistema de snapshots com BtrFS (que mesmo assim não é tão eficiente como ostree devido ao dedup).

Aquele que tem maior bom senso, boas práticas, escolha de coisas bem mantidas etc…

Eu meio que fiz isso no meu review, única coisa que mexi no sistema foi instalação de 2 pacotes. Mas não posso falar por uso a longo prazo…

É depende do teu workflow e necessidades, por exemplo:

Solução para Davinci Resolve via conteiner.

Para area de desenvolvimento vai ter que aprender a criar seus ambientes usando podman (via toolbox ou distrobox..).

No exemplo onde precisei configurar ambiente para curso de web. Pode usar ambiente Flatpak, mas estará mais limitado para o que o Flathub oferece de runtimes (sdk runtimes) aprender como selecionar permissões e parâmetros de env no Flatseal, para usarem estas runtimes etc.

Se for gamer, precisa aprender usar os lançadores, proton e afins via flatpak (e permissões do flatpak..).

Este cenário de deixar o sistema intacto e o usuário usar os apps em sandbox sem afetar a base não é novidade, é algo já estabelecido no mercado de sistemas operacionais como: ChromeOS, Android, MacOS, SteamOS, sistemas de consoles etc…

4 curtidas

Bem, darei meus 2 centavos.

Eu gostei do Big, ele está no top 1 do meu hanking.
Mas a volatilidade do KDE quebra muito mais fácil em minhas mãos (risos).

Então eu fico trocando com o Open Suse. Como você não quer atualização o tempo todo, sugiro o Open suse Leap.

2 curtidas

Estou com debian no notebook para teste. Vou modificar um desktop Windows 10 para ele com KDE.

Se quer um sistema estável, debian.

Apesar da versão 13 ser nova, poucas atualizações.

1 curtida

Cara, e tu teve algum update que quebrou o ambiente ou sistema? Não é porque é rolling que é instável

2 curtidas

creio que só você poderá responder a essas perguntas. use os dois e chegue à sua conclusão. e depois nos conte. :stuck_out_tongue_winking_eye:

3 curtidas

Concordo totalmente.

1 curtida

Concordo.

Não sei como está hoje, mas antigamente o debian era mais usado em empresa.

Fedora não, mas Redhat e CentOS também eram bastante usados.

Por ser mais estável.

1 curtida

Quebrar o sistema não mas pioras de funcionalidades ou lentidão eu já tive.

Instalei o Debian ontem, vamos ver.

1 curtida

n s preocupe com isso. experimente os dois e veja qual lhe atende mais.

Prefiro o debian.
Não gosto muito do fedora

Usei durante um tempo.
Apesar de ter usado centos por muito tempo

2 curtidas

Também prefiro o Debian.

2 curtidas

Por aqui uso Debian 13, com repositórios híbridos e nunca tive problemas do sistema quebrar. =P

3 curtidas

Estou muito feliz no Debian Stable com kernel atualizado dos backports e usando quase que somente Flatpaks.

Assim, tenho um sistema extremamente estável e previsível e, ao mesmo tempo, com kernel e drivers (bibliotecas atualizadas via Steam Flatpak) atualizados para meus jogos.

Nunca tive boa experiência com o Fedora.

4 curtidas

Particularmente, já testei ambas as opções, mas atualmente utilizo o Debian. No meu dia a dia, utilizo aplicativos Flatpaks. O que pesou a favor do Debian foi a familiaridade com pacotes .deb e com distribuições derivadas, como o Ubuntu, além da maior experiência que tenho com o Apt.

2 curtidas

Bom pessoal, instalei o Debian (KDE) no meu PC e gostei muito da performance dele, o único porém é a situação de Wayland x X11, onde atualmente dependendo do que você vai fazer uma opção é a melhor, principalmente pra mim que tenho uma GPU da Nvidia.

Não consegui fazer o que eu havia imaginado inicialmente de usar todos os aplicativos em Flatpak:

• O Google Chrome tem um bug chato na versão Flatpak onde além do atalho aparece outro ícone quando estou com a aplicação aberta, já falei disso nesse tópico Ícone duplicado do Google Chrome (Flatpak) no Plasma Wayland então instalei o arquivo .deb do site da Google.
  • O VSCode não funciona muito bem em flatpak, ou eu não consegui configurar direito, então eu instalei o arquivo .deb do site dele.
  • Eu uso o freerdp pra me conectar a servidores windows no trabalho e não consegui usar ele direito na versão flatpak, então instalei pelo apt mesmo.
  • Eu uso um versão desktop do Youtube Music GitHub - th-ch/youtube-music: YouTube Music Desktop App bundled with custom plugins e a verão Flatpak dele não se integrou nos meus Widgets, então instalei pelo arquivo .deb.

Tirando a questão x11 vs Wayland, que eu já tinha o mesmo problema no BigLinux estou bem satisfeito.

1 curtida

Encontrar a distro perfeita para o seu uso é algo que leva tempo e nem sempre é possível. Provavelmente terá que fazer ajustes e/ou concessões. :wink:

2 curtidas

Pessoal, voltei aqui para dar o parecer final sobre a minha experiência para este momento e o meu conhecimento em resolução de problemas.

• Tive o mesmo problema que tinha com o Google Chrome Flatpak em sessão Wayland.
    • Tentei instalar o Google Chrome via distrobox, porém tive problemas em relação ao horário e fuso horário da máquina que não funcionava corretamente o que me impedia de acessar alguns sites.
    • Devido a isso precisei instalar a versão .deb
  • Tive problemas de configuração e performance com a versão Flatpak de alguns aplicativos (VSCode, OnlyOffice), devido a isso precisei instalar a versão .deb
  • Ao utilizar minha Webcam no Debian tive muitos problemas de travamento, só funcionava corretamente no guvcview se eu diminuísse a resolução, e em outros programas como navegador (google meet) e no discord eu não conseguia fazer a mesma configuração então minha camera ficava travada.

Devido a estes problemas eu percebi que não estava preparado para utilizar o Debian e nem essa estratégia de contêiner e resolvi voltar para o BigLinux onde tudo já vem mais mastigado.

Lembrando, essa é a minha experiência pessoal de acordo com os meus conhecimentos e até mesmo o meu hardware.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.