Fala pessoal, tudo bem?
Atualmente uso o BigLinux, mas já cansei de rolling release. Quero agora um sistema para simplesmente instalar e usar, sem dor de cabeça com updates que podem quebrar o ambiente.
Depois de pesquisar muito, cheguei em duas ideias bem diferentes:
Debian: usar como base sólida e estável, mas adotando um modelo “à la Silverblue”, instalando aplicativos via Flatpak e usando Distrobox para rodar softwares mais novos ou ambientes específicos.
Fedora Silverblue: seguir de vez a proposta imutável, com rollback de atualizações, isolamento forte via Flatpak, mas com atualizações frequentes.
Minhas dúvidas principais:
Usar o Debian desse jeito híbrido (base estável + Flatpak + Distrobox) chega perto da mesma confiabilidade e praticidade do Silverblue?
No dia a dia, qual caminho costuma dar menos dor de cabeça?
Quem já tentou essa abordagem no Debian (deixar o apt só pro essencial e rodar apps via Flatpak/containers), como foi a experiência?
Quem já usa Silverblue, ele realmente é tão estável e previsível quanto o Debian?
Uma preocupação minha é o processo de adaptação:
No Debian, por ser tradicional, acho que o que já sei de Linux seria suficiente pra me virar sem grandes mudanças.
No Silverblue, tenho receio de precisar “reaprender” muita coisa e acabar gastando tempo demais.
O que vocês acham que faz mais sentido nesse cenário? Quero um sistema que eu configure uma vez e esqueça, mas sem perder a possibilidade de rodar softwares atualizados quando precisar.