Debian Testing: Problemas driver Nouveau - Placa Nvidia

Olá pessoal, por esses dias instalei a versão Testing do Debian e como uso placa Nvidia e usei KDE/Plasma durante uns 6 anos(Só 3 anos foram com Arch Linux KDE) ou mais, mas então resolvi ir pro lado GTK da força pra mudar um pouco e inicialmente instalei o Debian Testing(Já instalei outras vezes mas usei KDE) com ambiente gráfico Cinnamon, porém ao perceber uns comportamentos meios “estranhos” formatei e instalei com Gnome. É, não consigo usar mais de uma interface gráfica na distro, mas aí tanto no Cinnamon como no Gnome acabei me deparando com um problema, que nem por reza braba ao terminar de instalar aparecia a interface gráfica, então vendo os logs vi que o problema era sempre ao carregar o driver Nouveau, então depois de algumas horinhas de pesquisa acabei encontrando uma solução e gostaria de compartilhar com vocês caso alguém esteja passando pelo mesmo problema. Ao instalar o Debian Testing então vamos a ela: Quando iniciar o GRUB aperte a tecla E então vai entrar na opção de alterar os comandos de inicialização, você vai navegando até chegar a linha que tem linux… vai estar como na figura abaixo:

Aqui abri pelo grub.cfg, mas quando iniciar o GRUB vai estar do mesmo jeito e essa linha que está em destaque é a que você vai procurar lá na opção de edição do GRUB

no final dessa linha tem o “ro quiet” então logo após o ro você dar um espaço e digita nomodeset ficando ro nomodeset quiet e aperta F10 pra iniciar o sistema e logo após que ele iniciar você instala o driver Nvidia e depois de instalado você reinicia novamente que o ambiente gráfico inicia normalmente. Pronto é isso, é um problema simples e mesmo eu tendo alguns aninhos de linux nunca tinha me deparado com esse probleminha, ou seja, é usando e aprendendo. Não sei se essa dica serve pra outras distros, apenas só fiz no Debian, mas está aí pra caso se alguém precisar resolver esse probleminha caso aconteça com alguém também. Bem, é isso e até a próxima :smiley:

1 curtida