Debian sem internet

Bom dia a todos,pela primeira vez instalei o debian no meu computador pessoal,porem desde a instalação,ele não tinha reconhecido minha placa de rede,instalei normalmente porem continua sem internet
(placa de rede = Realtek RTL8211E)
(placa mãe = ASRock N68-GS4 FX R2.0)
ps,já tentei varias distros nesse pc,e nunca funcionou internet,apenas no janelas 10

Quando você for instalar o Debian, use a ISO nonfree, pois ela possui os drivers proprietários necessários para rede de algumas placas. Faça o download do arquivo
firmware-10.3.0-amd64-netinst.iso
(iso nonfree) e tente repetir o processo.

1 curtida

mas a minha iso é nonfree

Exato! Eu sou usuário avançado mas da última vez que fui instalar o Debian eu caí nesse mesmo erro, acabei ficando sem internet cabeada e sem poder fazer o download dos pacotes! É mais fácil baixar a iso non-free e instalar de novo do que tentar entrar via CHROOT para adicionar os pacotes (coisa das avançadas).

https://cdimage.debian.org/images/unofficial/non-free/images-including-firmware/10.3.0-live+nonfree/amd64/iso-hybrid/

eu baixei desse site a iso (kde)

ps,eu tinha dado ctrl+c ctrl+v nessa pergunta do post,reescrevi,eu to usando a versão nonfree

Como é sua conexão com a internet? Tem roteador ou vc liga o computador direto no modem?

eu tenho um modem,uso o cabo do modem ate o pc

ah,eu tinha um notebook bem velho,eu instalei o debian pela primeira vez nele,e a internet funcionou perfeitamente,só no pc que tá dando esse problema

Se é direto no modem, possivelmente você precisa configurar o PPPoE para autorizar a conexão. POssivelmente foi feito no Windows quando foi instalada a internet e por isso funciona lá. É difícil dar suporte aqui no forum porque vai depender de vários fatores da operadora, incluindo seu usuario e senha para autenticação (se for esse o caso).

image
vc quis dizer isso ?

Vamos por partes:

A instalação do Debian é com interface gráfica bonitinha? Se for, então ela é um Live CD e vc pode abrir um terminal para inspecionar se o módulo da sua placa de rede está carregado.

  1. Inicie o LiveCD e abra o terminal. Execute o comando lspci -kv e veja se foi carregado o módulo do kernel para ela. Aqui por exemplo a saída é assim:
21:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 15)
        Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. [MSI] RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
        Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 35
        I/O ports at f000 [size=256]
        Memory at fe504000 (64-bit, non-prefetchable) [size=4K]
        Memory at fe500000 (64-bit, non-prefetchable) [size=16K]
        Capabilities: <access denied>
        Kernel driver in use: r8169

Se apareceu o “kernel driver in use” então é falha de configuração que vc precisa fazer. Se não aparecer então é porque está faltando o firmware.

executei esse comando uma vez,e não funcionou,falou comando não encontrado

o debian 10 KDE já está instalado aqui

Não entendo de onde é essa imagem, mas se for do seu modem precisa ficar bem claro algumas diferenças sobre rede:

Modem é apenas o que faz a tradução do tráfego de um tipo para outro. Ele pode pegar o tráfego da rede local e retransmitir via fibra ótica por exemplo. Também pode usar a linha telefonica e transformar em ADSL.

Roteador é o responsável por fazer a conexão dos seus dispositivos na rede local. O Roteador necessita ser usado quando precisa de wi-fi por exemplo.

Enquanto o Modem geralmente possui apenas uma saída para cabo de rede, o roteador possui geralmente 4 saídas para rede interna e uma saída para o modem. Essa saída é diferente, geralmente tem cor diferente e chamda de WAN.

Alguns provedores fornecem ao cliente um aparelho que é os dois ao mesmo tempo, modem e roteador. Esses aparelhos não possuem porta de rede de cor diferente, geralmente integram também wi-fi e se conectam direto na mídia do provedor (ótico, cabo de telefone ou cabo coaxial de tv a cabo).

A configuração adicional que eu falei, PPPoE seria necessário apenas no caso que o provedor te deu apenas o modem.