O Debian é uma das distribuições Linux mais preferidas por sua estabilidade e equilíbrio entre novos recursos. E não vem com nenhum firmware não-livre, o que representa um problema para usuários que desejam usá-lo em hardware mais recente.
A maioria dos dispositivos e configurações precisam deste firmware para fazer as coisas funcionarem, o que inclui Wi-Fi, gráficos e muito mais.
Para resolver isso, Steve McIntyre , ex-líder do projeto Debian, vem discutindo ativamente o assunto há algum tempo, abordando o assunto na conferência DebConf 22, conforme observado pelo Geeker’s Digest.
Incluindo firmware non-free em versões oficiais
Atualmente pode-se encontrar uma imagem não oficial do Debian, com firmware não livre. Mas nem todo usuário está ciente disso. E mesmo que seja citado como tal, na página de download do Debian, não é algo que um usuário prefira à iso oficial.
Além disso, é contra-intuitivo esperar que os usuários instalem firmware não-livre quando puderem escolher qualquer distribuição baseada no Ubuntu ou Ubuntu como alternativa.
Steve menciona alguns outros problemas em seu blog, como:
Manter imagens não livres separadas é demorado.
As imagens oficiais não são preferidas por muitos usuários devido à falta de firmware não-livre.
Para resolver esta situação, propõe que esse quadro seja corrigido mais cedo ou mais tarde, se quisermos que mais usuários usem o Debian em hardware comum.
Na DebConf 22, parece que a maioria dos desenvolvedores votou para adicionar firmware não-livre nas imagens oficiais do Debian. E com o destaque recente, ele conseguiu chamar atenção para encontrar uma solução pro problema.
Interessante o Debian ainda permanecer sem o firm non-free, muitos componentes hoje em dia necessitam dele. E como posto no próprio texto:
Com isso é visível que o Debian, mesmo sendo purista e não indo contra sua própria filosofia, está atrás de distros que derivam dela, fazendo assim com que muitos que gostariam de usar o “Debian puro” tenham que migrar para derivadas para ter acesso a 100% dela em seu hardware. Ou, tenham que ir atrás de tutoriais e wikis confusas para instalar os non-free.
Creio que este seja um passo importante, e ousado, para o projeto. Trazendo assim uma vida longa para o tão amado Debian.
Firmware non-free já deveria fazer paste da ISO oficial a muito tempo, ficar agarrado em filosofia só porque agrada meio duzia de devs é algo ultrapassado.
Acho que questão não é agradar devs, mas força a industriar a abraçar a ideia de dar mais suporte a hardwares de firmware open source. Graças a esse movimento temos vistos varias empresas podendo oferecer produtos focadas em privacidade com hardware open source, como a Purism e PINE64 por exemplo.
Isso nunca funcionou e nunca vai funcionar. Empresas grandes não estão interessadas nenhum pouco em abrir mão do seu código fonte. Purism, como exemplo, usa Intel (microcode non-free) e Realtek (firmware non-free, apesar de existirem soluções alternativas de código aberto para dar suporte, não funcionam tão bem como o disponibilizado oficialmente pela empresa). Ambas dão suporte há anos para Linux, mas nunca liberaram seu código.
A escolha do Debian é simplesmente para facilitar e tirar a imagem de ultrapassado/limitado que ele tem por questões de filosofia. Pior coisa que tem é você comprar uma máquina recente e quanto tenta instalar o Debian, ABSOLUTAMENTE nada funciona como deveria porquê falta firmware non-free.
“Nunca” é uma palavra em extramente exagerada, até por que temos como exemplo a PINE64 que além de criar o próprio hardware usa o máximo de open source possível, outro exemplo é Atheros (Qualcomm) que tem firmware de cartões Wifi livres e da Broadcom que no passado liberou firmware da GPU do Raspiraray Pi. E não da pra esquecer que logo, virando a esquina estão chegando os chips RISC-V.
Vi melhor esperança dps que vi o Steve cutucar os devs nesse quesito, principalmente pra melhorar a parte que chega a ser uma verdadeira merd* no Debian
Torço pra passarem a melhorarem nessa parte que e OBRIGATÓRIA independente do cenário
Mas o pior e que ainda tem gente que acredita na ilusão do “purismo” kkkk
Infelizmente a comunidade Debian provavelmente vai receber mal pq a maioria e bem ignorant* e só pensam em afundar a distribuição