Debian ou Mint?

Olá pessoal!
Queria ler opiniões sobre quem usa o Debian (vantagens e desvantagens); fiquei tentado a mudar de distro, mesmo atualmente o Mint 19.3 me servindo bem. Li e vi uns vídeos sobre o Debian ser uma distro mais “old school”, boa para aprender e programar.

Meu uso é para programaação, mas tb o uso comum dos usuários.
OBS: Se alguem usa o LMDE, queria ler opiniões sobre ele tb.

4 curtidas

Debian é muito estável, possui uma comunidade ativa e é base para muitas outras distribuições.

1 curtida

Do meu ponto de vista, não existe uma distro “boa para aprender a programar”.
Uma das características marcantes do Debian, é a sua estabilidade. É uma distro que você provavelmente vai ter menos problemas em questão de bugs etc. Mas existe um porém nisso, por ser tão estável, o Debian utiliza pacotes que podem ser considerados por muitos, antigos.
Além disso, o Debian é muito conservador em relação a pacotes non-free, isso resulta em casos como fato de que para fazer uma instalação via Wi-Fi, você precisa baixar uma ISO específica, que não é tão fácil de se achar.

2 curtidas

Você pode fazer o download o DVD-1 e atualizar seu sources.list incluindo non-free.

Esse porém não parece ser um problema. Mas caso queira pacotes em desenvolvimento, ao invés da versão stable (atual Buster), faça download da versão “Sid” (unstable).

2 curtidas

Debian, com certeza.
Se quiser o SID (Bullseye) com firmware, só baixar aqui.
É uma instalação que vai baixar os pacotes da Internet, por isso vai precisar de uma conexão.
Mas, para mim, é a melhor ISO. E você pode escolher o ambiente que quiser (Gnome, Cinnamon, Plasma, etc…)

3 curtidas

Essa a versão da distro ainda mantém a estabilidade tão popularizada?

1 curtida

Mas qual seria a vantagem em fazer tudo isto em comparação com o Mint, que vem já “pronto” e estável?

1 curtida

Cara, vai de LMDE!

O sistema é uma rocha de estável e é a única distro que nunca tive problemas com drivers. É instalar e usar. Eu estou usando há algumas semanas, ficando bom nele, usando bastante o terminal, vendo tutorias, modificando interface etc. Tudo para aumentar a minha curva de aprendizado e depois finalmente ir para o Debian.

É assim que funciona, vai aos poucos para pegar gosto pela coisa. Ame o processo!

Se você tentar pular etapas acaba desanimando.

3 curtidas

Uso há muito tempo no note do trabalho (uns 6 meses +/-) e nuca tive problema.
Uso Debian Gnome.

1 curtida

Estou bastante tentado a ir para o LMDE; Estou esperando chegar meu SSD para decidir. Teve alguma dificuldade em comparação ao Mint clássico?

1 curtida

Não tive nenhuma dificuldade. A instalação é um pouco diferente, mas a do LMDE também é intuitiva.

Pra falar a verdade, eu tive uns problemas com o meu bluetooth, mas eles foi resolvido hoje ao descobrir que não era o sistema, e sim a minha caixa da JBL que precisava ser reiniciada.

Ou seja, o sistema em si me deu ZERO de problemas.

2 curtidas

Não tem muito o termo “ser melhor pra isso” no caso vai de vc, eu iria de LMDE pq aparenta ser bem mais estavel do que o proprio debian stable, claro isso varia de hardware para hardware kkkkkkkk assim como o windows fica estavel em um… em outro pode ser uma baita dor de cabeça, mas entre essas duas vai da sua escolha, teste e veja qual vai te apresentar melhor resultado

2 curtidas

Tenho uns problemas com o adaptador bluetooth dongle que possuo, acho que vou de LMDE.

1 curtida

Cara, já disse quais as principais vantagens p mim.
O Mint é uma ramificação do Ubuntu que por sua vez é uma ramificação do Debian. Só com isso, p mim fica claro a estabilidade e a grandeza do universo Debian. P entender melhor, acho q é preciso participar de alguma maneira da comunidade. Se tiver curiosidade, veja alguns vídeos deste recente evento (35 dias de #FiqueEmCasaUseDebian) da comunidade: [Abertura #FiqueEmCasaUseDebian - YouTube]
Todavia, se o Mint está te servindo, sinta-se livre :slight_smile:

2 curtidas

Só corrigindo, o Sid é a versão unstable. o atual testing é que é o bullseye. É uma boa opção para desktop, já que há mais possibilidade de atualizações do que o buster (atual stable) mas não é tão instável quanto o Sid.

Eu uso o bullseye como desktop sem problemas. Recomendo adicionar o contrib e o non free pra ter acesso a mais pacotes da distro.

2 curtidas

Acho o LMDE uma rocha de estabilidade, não só por causa da base Debian, mas também por causa do Cinnamon, que por sua vez considero o ambiente gráfico mais estável entre os grandes (KDE, GNOME).

Nada te impede de instalar Debian puro com Cinnamon puro. Eu já fiz isso mas não curti muito, pois precisava customizar algumas coisas. Já o LMDE, como disse o @Adam_Yauch, já vem prontíssimo para uso.

3 curtidas

Particularmente, estou muito tentado a mudar do Mint Cinnamon clássico para o LMDE, por isto criei este tópico.

O pessoal que eu assisto vídeos para aprender sobre linux geralmente usa Debian e sempre fala muito bem; acho que o que menos vejo falar sobre Debian é o Dio, mas eu acredito que valha a pena testar…

1 curtida

Com a distro instalada geralmente tem o suporte a outros DE atraves dos metapacotes no repositorio, claro não sei se a equipe do mint removeu eles mas se quiser e so procurar por “mint-xfce ou mint-mate” na loja que provavelmente vai ter esses meta-pacotes

1 curtida