Debian ou Fedora

Apenas digam qual das duas escolheriam e o por quê, pois estou em dúvida entre uma das duas. E, eu sei, só testando pra saber, mas eu criei o tópico pra saber a opinião de vocês.

Eu uso ambos, em dualboot.

Por acaso, ultimamente o Debian está mais funcional do que o Fedora.

Ambos me deram trabalho para amansar. Tento o Debian há mais de 10 anos, e só há poucos anos consegui domesticar. O Fedora, comecei a tentar há poucos anos, e levou menos tempo, talvez porque eu já estava mais ambientado com Linux em geral.

EDIT (1)
A propósito, desde fins de 2016 uso Debian testing. Só precisei reinstalar quando troquei de computador em 2020. Afora isso, só atualizo normalmente, pelo Synaptic.

Já o Fedora, preciso fazer upgrade +/- a cada 6 meses. Nunca tive problema com isso. Funciona com perfeição. Apenas, exige mais atenção, interrompe meu trabalho por algum tempo (atualização offline após reboot), e algumas coisas às vezes precisam ser refeitas depois manualmente.

# dnf upgrade --refresh
# dnf install dnf-plugin-system-upgrade
# dnf system-upgrade download --releasever=32
# dnf system-upgrade reboot
4 curtidas

Tem uma distro que vem me atraindo: Raspbian, é praticamente o Debian com o LXDE, e eu penso em testar ele.

nunca me dei bem com o fedora, já o Debian foi minha porta de entrada no mundo do pinguim :slight_smile:

você sabe que tem o Debian stable, testing e sid
já o fedora tem workstation e o silverblue

de qual vc tá falando???

1 curtida
2 curtidas

Esse mesmo.

1 curtida

Acho que vou ficar com o Debian, Raspbian parece ser uma boa opção.

1 curtida

já usou ele alguma vez ???

1 curtida

Não, vou usar pela primeira vez.

1 curtida

Fedora
Mesmo sendo um zona de testes e mais estavel que o debian stable

cara já usei os dois, depende da versão se vc estiver falando do Debian sid aí sim, mas se tiver falando do stable vou ter que discordar

tem um site que me ajudou bastante quando comecei usar o Debian
foi o https://linuxdicasesuporte.blogspot.com/ não sei vc já conhece o cara é fera

1 curtida

O debian sid é tipo um debian com pacotes atuais, mas sim, estou falando do stable.

(Mas, você estava falando comigo ou com o @ruanelivelton18?)

com o @ruanelivelton18

nunca tive problemas com o stable…muito estável

Ah, pensei que era comigo, foi mal aí :sweat_smile: