Debian - Kernel Panic

Boa noite pessoal, blz?

Estou usando Debian testing, algumas vezes que eu desligo ou reinicio o sistema, apresenta mensagem de erro de kernel panic. Conforme imagem.

O problema é parecido c/ o tópico: Kernel Panic ao Reiniciar/Desligar Linux Mint

Pesquisei bastante, mas ainda não consegui identificar p/ tentar corrigir o problema. E gostaria da ajuda do fórum.

• Acho que não seja a versão do Debian, pois tenho a mesma em outro notebook e funciona de boas.
  • Não encontrei nenhum log p/ tentar identificar, na pasta /var/log não possui os arquivos kern, messages e etc. Então tentei c/ journalctl -k -p err “pra diminuir a saída do log”.

Não é sempre que ocorre, porém é frequente e fico preocupado desse lance de desligar no botão power sempre que ocorre o problema. Vai que isso gere mais um problema.

Se alguém do fórum puder me ajudar e ou orientar eu agradeço.

Grato.

Você já parou para pensar o porque de isso ocorrer em um hardware e em outro não? Hardware diferentes usa drivers e módulos diferentes, o que isoladamente podem ter problemas e/ou usados em conjunto acarreta problema. A versão que você esta usando serve para fazer estes testes, e os usuários reportarem os possíveis bugs que irem aparecendo. O problema esta no fato de que para fazer isso tem que ter um conhecimento técnico para isso.

Ao meu ver tem 4 caminhos a ser tomado:

• aguardar uma atualização para resolver este bug;
  • pesquisar se encontra a solução do bug;
  • resolver por conta própria o bug;
  • ter outro sistema mais estável instalado no pc como alternativa de uso até que seja solucionado o problema

Se eu tivesse no seu lugar, com o conhecimento não técnico que eu tenho, focaria no momento na 4ª opção, enquanto consigo a solução na 1ª ou 2ª opção.

OBS: A 3ª opção é inviável para mim.

Aqui neste notebook eu uso o Arch com Qtile (xorg), depois de passar alguns problemas criei redundâncias para não ficar sem sistema caso tenha algum bug.

Instalei:

• Hyprland
  • BSPWM
  • Windows

Raramente entro em outra interface ou no Windows, porém mantenho eles instalados e configurados para uma possível emergência e eu não ficar na mão.

Semana passada resolvi migrar o uso do Qtile em xorg para Wayland, porém estou tendo vários bugs e não conseguindo utilizar, e esta tudo bem porque tenho sistema funcional, e quando me da vontade ou sobra tempo vou pesquisando e tentando solucionar os bugs.

Recomendo a todos que usem sistemas bleeding edge ou point release que não visa versões LTS que faça o mesmo para ter sempre uma opção disponível para uso e não ficar na mão.

3 curtidas

Boa noite Pio,

Concordo c/ vc, realmente são diferentes e no meu caso até arquitetura são. Vc está certo qto ao modo de usar a versão testing, é que na pratica ele é bem viável qdo se quer ter os pacotes, kernel e etc mais recentes. Isso em relação ao Debian, outras eu já to meio por fora ainda sabe.

Boas sugestões, algumas eu até tentei … mas não consegui e fico preocupado desse lance de desligar direto no power.

• Eu venho atualizando o sistema.
  • Pesquisando bastante em onde encontrar informação p/ poder até reportar isso … mas não achei nenhum log indicando.
  • Resolver por conta própria também é inviável p/ mim. Por isso até vim pedir orientação, pessoal aqui é gente boa.
  • Eu to inclinado em seguir essa quarta opção, gosto mto do Debian testing … mas não da pra ficar mto tempo c/ esse problema sem solução.

A redundância que eu tenho aqui é raid via software, p/ alguma falha física … nunca imaginei que ia dar um b.o desses no debian rsrs. Mas vou pensar c/ carinho em ter outra distro aqui “talvez até o debian stable”, p/ o caso que vc citou … mto obrigado pelas dicas, de vdd man.

Eu gostaria de investigar a causa, tentar acertar ou até reportar. Mas sem conseguir obter informação do sistema é difícil. Após o kernel panic, onde tenho que reiniciar … qdo logo novamente não acho nenhum log informando esse kernel panic kkkkkk.

1 curtida

Bom dia pessoal,

Após algumas atualizações do sistema, incluindo o kernel 6.4.0-3 … não tive mais problemas.

Pio, mto obrigado pelas dicas.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.