Pesquisei bastante, mas ainda não consegui identificar p/ tentar corrigir o problema. E gostaria da ajuda do fórum.
Acho que não seja a versão do Debian, pois tenho a mesma em outro notebook e funciona de boas.
Não encontrei nenhum log p/ tentar identificar, na pasta /var/log não possui os arquivos kern, messages e etc. Então tentei c/ journalctl -k -p err “pra diminuir a saída do log”.
Não é sempre que ocorre, porém é frequente e fico preocupado desse lance de desligar no botão power sempre que ocorre o problema. Vai que isso gere mais um problema.
Se alguém do fórum puder me ajudar e ou orientar eu agradeço.
Você já parou para pensar o porque de isso ocorrer em um hardware e em outro não? Hardware diferentes usa drivers e módulos diferentes, o que isoladamente podem ter problemas e/ou usados em conjunto acarreta problema. A versão que você esta usando serve para fazer estes testes, e os usuários reportarem os possíveis bugs que irem aparecendo. O problema esta no fato de que para fazer isso tem que ter um conhecimento técnico para isso.
Ao meu ver tem 4 caminhos a ser tomado:
aguardar uma atualização para resolver este bug;
pesquisar se encontra a solução do bug;
resolver por conta própria o bug;
ter outro sistema mais estável instalado no pc como alternativa de uso até que seja solucionado o problema
Se eu tivesse no seu lugar, com o conhecimento não técnico que eu tenho, focaria no momento na 4ª opção, enquanto consigo a solução na 1ª ou 2ª opção.
OBS: A 3ª opção é inviável para mim.
Aqui neste notebook eu uso o Arch com Qtile (xorg), depois de passar alguns problemas criei redundâncias para não ficar sem sistema caso tenha algum bug.
Instalei:
Hyprland
BSPWM
Windows
Raramente entro em outra interface ou no Windows, porém mantenho eles instalados e configurados para uma possível emergência e eu não ficar na mão.
Semana passada resolvi migrar o uso do Qtile em xorg para Wayland, porém estou tendo vários bugs e não conseguindo utilizar, e esta tudo bem porque tenho sistema funcional, e quando me da vontade ou sobra tempo vou pesquisando e tentando solucionar os bugs.
Recomendo a todos que usem sistemas bleeding edge ou point release que não visa versões LTS que faça o mesmo para ter sempre uma opção disponível para uso e não ficar na mão.
Concordo c/ vc, realmente são diferentes e no meu caso até arquitetura são. Vc está certo qto ao modo de usar a versão testing, é que na pratica ele é bem viável qdo se quer ter os pacotes, kernel e etc mais recentes. Isso em relação ao Debian, outras eu já to meio por fora ainda sabe.
Boas sugestões, algumas eu até tentei … mas não consegui e fico preocupado desse lance de desligar direto no power.
Eu venho atualizando o sistema.
Pesquisando bastante em onde encontrar informação p/ poder até reportar isso … mas não achei nenhum log indicando.
Resolver por conta própria também é inviável p/ mim. Por isso até vim pedir orientação, pessoal aqui é gente boa.
Eu to inclinado em seguir essa quarta opção, gosto mto do Debian testing … mas não da pra ficar mto tempo c/ esse problema sem solução.
A redundância que eu tenho aqui é raid via software, p/ alguma falha física … nunca imaginei que ia dar um b.o desses no debian rsrs. Mas vou pensar c/ carinho em ter outra distro aqui “talvez até o debian stable”, p/ o caso que vc citou … mto obrigado pelas dicas, de vdd man.
Eu gostaria de investigar a causa, tentar acertar ou até reportar. Mas sem conseguir obter informação do sistema é difícil. Após o kernel panic, onde tenho que reiniciar … qdo logo novamente não acho nenhum log informando esse kernel panic kkkkkk.