Debian+KDE+Wayland Puro

Então pessoal,

em uma máquina virtual estou tentando instalar um Debian funcional, com o menor número possível de pacotes + KDE + Wayland.

Depois de instalar a base do Debian (sem interface gráfica), dei um apt install:

• kde-plasma-desktop
  • sddm
  • plasma-workspace-wayland
  • kwin-wayland

Conforme imagem, algumas palavras estão saindo borradas na interface. Alguém sabe qual(ais) pacote(s) mais deve ser instalado(s)?

os mais recentes o possível…creio que no Debian experimental deve ter algo mais atualizado…

Não acho que seja problema de pacote desatualizado.

É mais algum pacote que está faltando.

Lembrando que a intenção é uma instalação com o mínimo possível, utilizando Wayland e KDE.

no fedora, em instalação minima com kde instalo estes pacotes tbm:
sddm plasma-desktop plasma-nm konsole kcm_colors kcm-fcitx kuser kscreen ksysguard spectacle plasma-user-manager dolphin

Eu refiz os passos, só que dessa vez nas configurações da máquina virtual alterei a Controladora Gráfica de VMSVGA para VBoxSVGA.

Feito isto, tenho um ambiente Plasma/Wayland, básicão e funcional.

É claro que com o passar do tempo pacotes terão que ser acrescentados conforme necessidade, mas estou bem satisfeito com o resultado obtido.
:smiley:

‘VBoxSVGA’ foi descontinuada, o controller atual é o ‘VMSVGA’.

Mas já tive testes em máquinas virtuais, onde a tela não redimensionava, ficava naquele quadradinho 800x600.
Foi só mudar para VBoxSVGA que a tela redimensionou automaticamente.

Na utilização não reparei nenhum tipo de problema, me pareceu funcionar muito bem.

Como máquina virtual geralmente é para teste, sempre vale a pena tentar coisas diferentes para tentar fazer funcionar. :pray:

Aparentemente nas novas versões é necessário usar o ‘VBoxClient --vmsvga’ para ativar a integração de vídeo e redimensionar a janela, não sei se vão incluir isso dentro do ‘guest-additions’, provável, mas funciona, basta usar o comando no sistema convidado.

a aceleração 3d do ‘VMSVGA’ é melhor.