Debian inicia debate oficial para criar ISO com firmware não-livre

Agora é pra valer! O Debian analisa a inclusão de firmware não-livre em sua ISO, decisão que resolve um problema para usuários com hardware mais novo ou que precisam de drivers non-free, como Wi-Fi, gráficos etc.

Para resolver isso, Steve McIntyre , um desenvolvedor Debian e ex-líder do projeto, discute ativamente o assunto há algum tempo. Na DebConf 22, falou como resolver o problema e se isso é o melhor para usuários e desenvolvedores, conforme observado pelo Geeker’s Digest .

Propostas Gerais de Resolução do Debian

três propostas com a resolução geral.

• Proposta A: O Debian incluirá pacotes de firmware não-livres nas imagens oficiais do instalador de mídia. O firmware incluído será ativado por padrão onde detectar o requisito. No entanto, também incluirá maneiras de os usuários desativá-lo na inicialização.

• Proposta B : Incluir pacotes de firmware não-livres como imagens oficiais de mídia, mas como uma oferta separada ao lado dos arquivos sem firmware não-livre.

• Proposta C : Fazer mídia de distribuição contendo pacotes da seção não-livre e disponibilizá-la para download junto com a mídia gratuita, informando ao usuário o que está baixando.

Incluindo firmware não gratuito em versões oficiais

Quanto à situação atual, existe uma imagem não oficial do Debian com firmware não livre. No entanto, nem todo usuário está ciente disso, e mesmo que esteja disponível na página de download, o termo “ não oficial ” não é algo que o usuário prefira à imagem recomendada.

Além disso, é contra-intuitivo esperar que os usuários instalem firmware não-livre quando puderem escolher qualquer distribuição baseada no Ubuntu ou Ubuntu como alternativa. Além deste, outros problemas são:

• Manter imagens não livres separadas é demorado.

• As imagens oficiais não são preferidas por muitos usuários devido à falta de firmware não-livre.

https://news.itsfoss.com/debian-non-free/

4 curtidas

Isso é ótimo para a popularidade da distro, vai tornar o Debian viável para muito mais gente nova no sistema que não vai correr o risco de alguém baixar e instalar o sistema só para descobrir que o Wi-Fi não funciona. Para mim um passo na direção certa.

5 curtidas

já usei o debian non-free com firmware proprietário e não reconheceu meu wifi do mesmo jeito. rsrsrsrsrs

acho que tem de acabar com esse papo de “livre aqui”, “livre acolá”. sem o software proprietário não somos nada.os dois ecossistemas são importantes.

2 curtidas

É uma atitude a muito tempo esperada e muito bem vinda. Iria reduzir drasticamente tópicos por ai sobre “O Debian não reconheceu minha placa wifi”. :rofl:

1 curtida

e gente sempre dando a mesma resposta. kkkk

2 curtidas