Boa tarde, pessoal!
Recentemente troquei a tela do meu tablet/netbook ASUS T100TAS e voltei a usá-lo. Ele tem um Atom Z3775 (4C/4T @ 2.4 GHz), 2 GB de RAM DDR3 e 32 GB de armazenamento eMMC.
Instalei o Debian Testing GNOME (versão X86_64, pois esse tablet é como um computador convencional) nele. É o sistema que uso em todas as minhas máquinas e fica bem legal na tela touch. Por enquanto, criei uma partição de 4GB de swap tradicional em um cartão SD adicionado nele. A swap está no cartão SD para poupar escritas no armazenamento interno eMMC, que já está gasto e tem muito menos resistência que um SSD.
Ele tem atendido para uso básico (navegar em uma ou duas abas no Firefox, editar documentos, ler livros digitais, ver Netflix e vídeos no YouTube). Contudo, naturalmente dá algumas engasgadas.
Vocês acreditam que, tendo 2GB de RAM, utilizar ZRAM ou ZSWAP resultaria em ganho de desempenho? Qual dos dois escolher, considerando a existência da partição de swap no cartão SD?
Desde já, obrigado.
Considerando o tipo de CPU melhor não, swapfile ou partição vai ser a melhor opção
ZRam vai ficar usando muito da CPU principalmente em alto uso
Eu pensei nisso. Mas, monitorando o sistema, tem sobrado bastante processador e faltado RAM.
Apesar do nome, esse Atom Z3775 não é tão fraco. É um quad core e é muito mais potente que aqueles Atom antigos de netbook.
Ainda e um atom
Vc pode mudar a compactação e vê qual se adapta bem, pode tbm fazer um híbrido entre zram e swap
No seu caso teste as possibilidades mas como a máquina e limitada e capaz de manter igual.
Fiz alguns testes. Instalei o systemd-zram-generator e o ganho de desempenho inicial foi massivo, muito fácil de perceber. O problema ocorria ao ultrapassar o limite do ZRAM: por algum motivo, a máquina ficava muito mais lenta do que apenas usando o swap no cartão SD e chegava a travar. Em resumo: há bastante ganho se o uso do swap não ultrapassar o tamanho do ZRAM, mas ocorre um desastre se ultrapassar e começar a usar o swap em disco em conjunto com o ZRAM. Pretendo testar o ZSWAP em seguida.
Outra alternativa seria instalar um SSD Sata e usar a máquina apenas na dock, como netbook touch. O ganho de desempenho, obviamente, é absurdo nessa situação. Mas aí perde a graça de ser um tablet Linux. 
Na verdade sempre ocorre um desatre quando a gente atinge a capacidade limite de memoria do linux. Na minha pouca experiencia o windows se vira melhor nesse cenario, ele entorta todo mas dps ele volta, talvez por causa do arquivo de paginacao. Já o linux vai de base rs
No debian que eu tava nao tinha swap (geralmente nao uso) e nao tinha configurado a zram, tava fazendo uns testes e sem querer abri 2 maquinas virtuais, e estorou o limite da ram, conclusao, segurar o botao do power rs
Tava lendo aqui sobre a zswap e talvez funcione melhor pra voce, faça uns testes mesmo, pq vi que ela atua junto com a swap, entao daria mais margem pra nao exceder a memoria.
Aq resolvi parcialmente liberando as Sysrqkeys
Só de dar Alt+SysRQ+F ele mata, mas se o kernel ainda responder kkkkkk
No windows não tem boi realmente, pra travar tem que usar aplicativos maliciosos