Debian e Windows 10 em dual boot UEFI preciso de ajuda

Sei que esse assunto é extenso por aqui, mas tenho um problema que ainda não vi outro semelhante. Tenho um notebook Dell Inspiron 15-3567, antes usava um SSD com o windows e tinha um dual boot com ubuntu 20.03, onde o ubuntu ficava no HDD (Legacy) em um partição e o restante do disco era para dados do windows. funcionava que é uma beleza. Decidi por o Debian que há tempos queria experimentar e deu certo por um tempo. Recentemente tirei o HDD e pus no lugar outro SSD (dois SSDs agora), e sempre que instalo o debian em um dos SSDs ele instala mas não dá boot, mesmo que reisntale o grub manualmente eu entro no sistema, mas ao reiniciar eu volto para o windows. Já cheguei a perder o boot manager do windows e não entrar em nenhum sistema, e reinstalando pro cima o Ubuntu novamente, recupero o boot manager do windows e o grub instala normalmente. O problema é só o debian, já fiz de tudo que pude. Coloquei os dois discos em GPT, formato o pen drive pelo rufus em GPT, desabilitei o secure mode, desabilitei o modo legacy. Ubuntu funciona bem, debian instala o grub automaticamente, diferente dos videso que evjo de dual boot onde pede p instalar. Uma vez até consegui que instalasse mas pediu p escolher o disco e no do windos não deixava, só no do proprio debian. Não sei mais o que fazer, se alguém vê algum erro ai pode falar por favor e agradeço demais.

Leia esta matéria, escrita por um usuário avançado em Debian: Instalação do Debian 10 Buster em dual boot com o Windows 10

Sinto muito em não poder ajudar mais do que isto, não uso dual-boot, então não tenho conhecimento e nem experiência sobre particionamento e grub para um dual-boot.

Boa sorte.

Agradeço muito, mas infelizmente não ajuda pois o rapaz fala em particionar HD e o meu caso são dois discos separados, os dois são SSDs

Não sei como funciona a instalação do Debian em detalhes, mas não é ele que deixa escolher se quer instalar o Grub e como?

De repente deixa a escolha do HD pelo boot menu da BIOS. Por exemplo, liga o computador apertando F12 e escolhe qual HD quer inicializar com respectivo sistema.

Pelo que vi ali tem a opção de escolher instalar em outra unidade.

Esse link é o mesmo que o colega anterior postou, nesse aí ele particiona o HD. No meu caso são dois SSDs, e nos fóruns e vídeos que vejo de instalação, escolhe onde por o carregador, inclusive aqui do diolinux. O meu instala ok automaticamente e reinicia p o windows. Reinstalo pelo rescue mode e entra no debian, aí reiniciar vai p o windows

Nas figurinhas fica claro que não precisa particionar. Tem lá a opção de escolher outro HD/SSD. Por isso postei.

Primeira opção: Selecione dispositivo de armazenamento. Escolha onde quer instalar. Creio eu que se instalar o Linux no segundo SSD e colocar o carregador nesse mesmo SSD vai ficar como mencionei. Durante o boot pressione F12 e escolha por qual HD quer inicializar. Pesquise na sua BIOS qual tecla é exatamente o seletor de boot. Normalmente é F12.

Quando você lê um tutorial ele se aplica a escolha do autor. Mas com cuidado pode optar por escolhas diferentes, como é o caso agora. O autor particionou porque assim preferiu, mas existe a opção e está mostrada na imagem do tutorial de replicar o SEU cenário.

De qualquer forma, se não sente segurança não o faça. Depois acaba ocorrendo algum problema vai me xingar ainda. Deixa pra lá. Melhor não fazer. Volta pro Ubuntu. Mais garantido.

1º Instale o Windows normalmente no SSD
2º Remova o SSD do windows só para não correr o risco de sobreescrever a partição do mesmo.
3º Instale o debian normalmente
4º Insira novamente o SSD do Windows
5º Entre na BIOS e selecione o SSD do debian como a primeira partição
6º Entre no Debian e Instale o pacote os-prober, não me lembro se vem instalado por padrão, quando se instala o grub.

$ sudo apt install os-prober

Gere novamente o arquivo grub.cfg

$ sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Atualize o GRUB

$ sudo update-grub

7º Reinicie o sistema.

OBS: Caso inicie o windows e não o grub, verifique na BIOS se o SSD que contém o GRUB está na ordem correta.

Pro remover vc diz fisicamente ou na UEFI desabilitar o disco?