A IA é uma ferramenta inevitável para programadores ou um risco de compliance jurídico e qualidade de código? Entenda as duas propostas em discussão que podem definir o futuro do Debian.
mesmo que eu não goste de IA, deveria ser critério do usuário caso queira incrementar, o ollama é um modelo de IA opensource que roda localmente no pc, então acho meio inviavel o debian acrescentar isso sem o usuário escolher
Gostei da abordagem do Lucas Nussbaum. Alguma coisa já vive como etiqueta informal entre devs.
A pessoa que submete, precisa assumir um mínimo de responsabilidade pelo que sobe. Não é obrigado a manter para sempre, mas ao menos precisa ajudar a manter enquanto estiver contribuindo e ajudar a encontrar alguém que queira manter se for sair do projeto.
Formalizar só ajuda a definir sem muito atrito quem não é bem vindo na contribuição, e uma vez estabelecido o “comportamento anti-social”, a equipe pode parar de aceitar contribuições de um dev que se comporta como um “cowboy coder”.
O que está sendo discutido é em relação ao desenvolvimento do projeto e não sobre a liberdade do usuário em relação ao seu próprio computador.
Para mantenedores de projetos importantes e que podem afetar um público muito grande, estabelecer regras claras sobre como as contribuições baseadas em IA serão tratadas é algo que não dá mais para protelar.
Também acho a proposta do Nussbaum mais alinhada com o cenário atual.
![]()