Debian Bookworm 12 com problemas de áudio

Boa noite.

Fui testar o debian 12 direto na minha máquina e, tudo certo. Mas, quando vou ver mídias no Youtube ou outro tipo de serviço, o áudio fica falhando. Poderia ser problemas no Kernel ao se deparar com meu hardware? Quando faço uma instalação, geralmente sigo tutoriais no Blog Opção Linux, pois vejo que seja bem completo o tutorial de instalação de sistemas que já inseri na máquina. Segue minha configuração:
image
Lembrando que, o uso com outras distribuições, ele toca normal.

se é Debian 12 Bookworm porque a logo do Arch?

pois bem de qualquer forma da ultima vez que usei debian no meu caso o 11 o meu audio também falhava mas só quando era online tipo Youtube Vimeo ou Soundcloud (minha internet é ruim não acho que sejá culpa do debian)

já tentou rodar algum audio local tipo um mp3 ou ogg?

Olá @Augusto_Junior, tudo bem contigo?

Para fornecer informações sobre o seu hardware, sugiro que utilize as dicas deste post aqui.

Sobre o problema de som, é preciso fazer alguns testes:

Um engano comum que tenho observado em pessoas testando o Debian 12 é que: os firmwares proprietários estão disponíveis, mas não são instalados por padrão, você ainda precisa instalar manualmente o que for necessário para o seu setup.

:vulcan_salute:

1 curtida

Os firmwares proprietários sempre estiveram disponíveis através do repositório non-free, mas não eram instalados automaticamente. Agora os firmwares proprietários foram movidos para o repositório non-free-firmware, e o esperado é que eles sejam instalados automaticamente, o que nem sempre é possível. Palavras da documentação do Debian:

Debian’s installation and live images now include all of those firmware packages. The system should automatically detect, load and install the firmware available for your devices, where possible. There are a small number of cases where Debian can’t do this, typically because of not being allowed to distribute the needed firmware binaries.

Eu não disse que não estavam.

Por isso, sugeri que ele verifique se foram instalados corretamente e indiquei uma discussão que ajudaria ele com essa questão.

:vulcan_salute:

Bom, a questão do Debian, seria tema de uma outra postagem aqui no Plus, referente a servidores e banco de dados. Como já verifiquei o tópico sobre isso, podemos encerrar esta discussão, apesar de eu instalar o que tem nos tutoriais, mesmo assim o grande Debian continua falhando. Lembrando que no 11, tudo rodou legal. Abraços.

nao entendi direito a que tópico se refere? mas como pretendo instalar o debian logo eu interessei. poderia me passar o link por favor? :smile:

O tópico era sobre qual distribuição era melhor para servidores, já que eu estou interessado em criar um servidor de dados. Como eu vi que o Debian estava com problemas de áudio em minha máquina, resolvi instalar o OpenSuse.

muito obrigado!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.