Debian 13 demorando para desligar

Moçada, é o seguinte: Já uso o Debian 13 há algum tempo, mas ultimamente , ao desligar ele está demorando mais que o normal. Quando eu vou desligá-lo, ele está em suspensão, entao ele sai da suspensão e eu aperto pra desligar e aí vem a demora. Hoje nem foi depois da volta de suspensão eu apenas coloquei pra apagar a tela, então arrastei o mouse e cliquei pra desligar. O que poderia ser?

meu pop_os é estranho de um jeito parecido

quando eu desligo pelo sistema e desligo da tomada dps ele inicia rapido

agora quando desligo pelo sistema e não tira da fonte

ele demora 5 MINUTOS PARA INICIAR

eu uso um ssd nvme da kingstom o a2000 250gb

1 curtida

Aqui voltou ao normal.Acompanhando….:slightly_smiling_face:

Você pode olhar no log do sistema, pelo horário, o que aconteceu e o que foi finalizado por último. Geralmente é o systemd que entra em loop esperando algo finalizar, que pra finalizar precisa de outro finalizado e trava por 1 minuto e 30 segundos o processo. Ou então o systemd desmonta a unidade antes do processo ser finalizado, daí o processo acaba travando. Isso vai aparecer no log.

Também pode tirar a opção “quiet” e “splash” do grub, que daí vc vai ver o texto na tela do processo de desligamento do computador. Caso fique travado você consegue ver o que tá rolando, ou o que rolou. Se não me engano tem uma tecla pra alternar entre a tela gráfica e o texto de inicialização do Plymouth (eu to um pouco desatualizado sobre isso, especialmente no debian 13), e que também funciona durante o desligamento pois ele também é ativado para “esconder” o console de desligamento. Tente Esc ou Shift e pode ser que alterne entre o modo gráfico e o modo texto.

1 curtida

Tente descobrir se a demora é no firmware, no bootloader (systemd-boot), no carregamento do kernel, ou após o sistema iniciar o init (systemd). Vale a pena abrir um tópico só para isso.

Eu tive um problema similar a esse no novo linux mint só que o oposto, na “inicialização”.
O sistema carregava, o logo do sistema aparecia e a tela de login do sistema não aparecia, o monitor ficava com tela preta. Só funcionava normalmente se eu apertasse o botão forçando a inicialização até descobrir que o problema era o Kernel atual, removi e instalei um kernel anterior e fim de papo. Esses dias sofri um “Kernel Panic” perdi dois pentes de memória por causa disso me fazendo voltar para os 16GB de ram.

2 curtidas

Notebook?

Tem bateria?

não eu uso um pc

config

cpu ryzen 5 5600g

gpu integrada

memoria ram ddr4 16gb 3200mhz

usando 2400mhz pois xmp não esta ativada

Veja o log do boot e systemd-analyze

journalcl -xb

E