Moçada, é o seguinte: Já uso o Debian 13 há algum tempo, mas ultimamente , ao desligar ele está demorando mais que o normal. Quando eu vou desligá-lo, ele está em suspensão, entao ele sai da suspensão e eu aperto pra desligar e aí vem a demora. Hoje nem foi depois da volta de suspensão eu apenas coloquei pra apagar a tela, então arrastei o mouse e cliquei pra desligar. O que poderia ser?
meu pop_os é estranho de um jeito parecido
quando eu desligo pelo sistema e desligo da tomada dps ele inicia rapido
agora quando desligo pelo sistema e não tira da fonte
ele demora 5 MINUTOS PARA INICIAR
eu uso um ssd nvme da kingstom o a2000 250gb
Aqui voltou ao normal.Acompanhando….![]()
Você pode olhar no log do sistema, pelo horário, o que aconteceu e o que foi finalizado por último. Geralmente é o systemd que entra em loop esperando algo finalizar, que pra finalizar precisa de outro finalizado e trava por 1 minuto e 30 segundos o processo. Ou então o systemd desmonta a unidade antes do processo ser finalizado, daí o processo acaba travando. Isso vai aparecer no log.
Também pode tirar a opção “quiet” e “splash” do grub, que daí vc vai ver o texto na tela do processo de desligamento do computador. Caso fique travado você consegue ver o que tá rolando, ou o que rolou. Se não me engano tem uma tecla pra alternar entre a tela gráfica e o texto de inicialização do Plymouth (eu to um pouco desatualizado sobre isso, especialmente no debian 13), e que também funciona durante o desligamento pois ele também é ativado para “esconder” o console de desligamento. Tente Esc ou Shift e pode ser que alterne entre o modo gráfico e o modo texto.
Tente descobrir se a demora é no firmware, no bootloader (systemd-boot), no carregamento do kernel, ou após o sistema iniciar o init (systemd). Vale a pena abrir um tópico só para isso.
Eu tive um problema similar a esse no novo linux mint só que o oposto, na “inicialização”.
O sistema carregava, o logo do sistema aparecia e a tela de login do sistema não aparecia, o monitor ficava com tela preta. Só funcionava normalmente se eu apertasse o botão forçando a inicialização até descobrir que o problema era o Kernel atual, removi e instalei um kernel anterior e fim de papo. Esses dias sofri um “Kernel Panic” perdi dois pentes de memória por causa disso me fazendo voltar para os 16GB de ram.
Notebook?
Tem bateria?
não eu uso um pc
config
cpu ryzen 5 5600g
gpu integrada
memoria ram ddr4 16gb 3200mhz
usando 2400mhz pois xmp não esta ativada
Veja o log do boot e systemd-analyze
journalcl -xb
E
systemd-analyze blame