Olá, recentemente instalei o debian 12 no meu pc e percebi que o áudio não estava funcionando, depois de procurar um pouco selecionei um perfil de saída analógica (todos os perfis analógicos indicam estar desconectado e indisponível), para testar fones de ouvido, e surpreendentemente funcionou, mas só algumas coisas estão com o som funcionando, o navegador por exemplo não está e sem contar que ainda diz que os perfis estão desconectados/indisponíveis e sempre são trocados quando o pc reinicia.
Como o Debian trabalha com versões menos atuais de programas, creio que seja este o problema com o áudio. Também tive problemas com áudio, por isso migrei pro Arch.
atualização: depois desse problema com o debian eu tentei de tudo para fazer meu áudio voltar a funcionar, além de mexer em umas configurações malucas também tentei usar outras distros, nada funcionou. Eventualmente eu lembrei que quando eu tinha comprado o computador o áudio funcionava e a distro que veio com ele era o mint com mate específicamente, baixei o mint com cinnamon e nada, baixei com mate e mágicamente funcionou, a saída analógica foi reconhecida e todo tipo de som funcionava.
depois disso eu esqueci do problema até recentemente quando decidi trocar de distro, agora estou com arch e o problema persiste.
agradeço pelas respostas de todos, ainda não sei se o problema é driver como o Augusto_Junior falou, mas instalar arch não resolveu. Tentei usar a dica do site que o Auder falou e não funcionou, mas eu tentei no arch então talvez funcione no Ubuntu ou Mint.
e quanto ao problema do Wendel_Batista, não tenho ideia do que possa ser, companheiro de áudio quebrado.
Eu uso o “Card Pulseaudio”
Tente usar o “F6 Select sound card” e mude a placa de som e veja se resolve.
Nota: Se você tiver usando o som onboard da placa-mãe, você pode reencaminhar o sinal para o som onboard da placa de vídeo via hdmi usando os alto-falantes do seu monitor.