Ao instalar o Debian pela primeira vez optei por ir pela versão mais recente buscando evitar dores de cabeça como tinha com o Windows, mas de todo o tempo que passei tentando configurar, a configuração do teclado eh o que eu menos encontro soluções, pois mesmo que eu ative o ABNT2 e faca outras alterações, essa formatação só funcionou para alguns programas, como navegadores ou itens posteriormente instalados e a tecla AltGr continua a funcionar apenas como Alt.
Sou iniciante e não entendo as razoes, mas pelas mensagens de “WARNING: Running setxkbmap against an XWayland server” no terminal e outras informacoes que encontrei de conflitos no Wayland, suspeito que seja por conta dele que não funcione corretamente.
O passo a passo que eu segui para executar as alterações foram
"
Problema – Quando eu instalei o Debian várias teclas de pontuação e acentos estavam diferentes das do teclado do meu notebook e sem o c cedilha, com isso demorei bastante até achar algum tipo de solução.
Medida 1 – Ativei clique no Touch
Configurações > Mouse & Touchpad > Ativar “Toque para clicar”
Medida 2 – Coloquei o modelo ABNT
Para apenas colocar o teclado ABNT2 bastaria colocar no terminal:
setxkbmap -model abnt2 -layout br
Mas isso no meu caso não funcionou permanentemente, já que toda vez que eu iniciava ou desligava e ligava o PC voltava a ficar sem o ABNT2, então tive que ir por outro caminho:
sudo nano /etc/default/keyboard
Mudei tudo para o formato ABNT2 e outras alterações, colocando:
XKBMODEL=“abnt2”
XKBLAYOUT=“br”
XKBVARIANT=“abnt2”
XKBLAYOUT=“br”
XKBOPTIONS=“lv3:alt_switch,compose:rctrl”
BACKSPACE=“guess”
Salvei e fechei o arquivo, e reiniciei o computador com:
sudo reboot
Medida 3 – Configurei uma Tecla
Ainda assim, verifiquei escrevendo no navegador se todas as funções do seu teclado estavam corretas. Mas ainda havia problemas em duas.
Fui em Configurações > Teclado > Fontes de entrada > Apertei nos 3 pontinhos da opção > Ver disposição do teclado, e testei quais funções cada tecla estava ativando no sistema.
Para trocar os caracteres da tecla de forma fixa fui para o terminal em:
sudo nano /usr/share/X11/xkb/symbols/pc
Encontrei a tecla (key) que tava com as funções diferentes, no caso a:
key { [ Control_R ] };
A tecla tava pré-configurada no nome RCTL (Right Control [Control da Direita]), mas a função marcada no seu teclado era: / (barra [slash]), ? (interrogação [question]) e ° (grau [degree]), alterei para:
key { [ slash, question, degree ] };
Na tecla AltGr, identifiquei que a tecla tava ativando o “Level3 Super”, mas não ativava o terceiro caractere das teclas. Como eu disse anteriormente apenas funciona como um Alt normal.
"
Hardware - O meu teclado eh o do Lenovo Ideapad Gaming 3i.