Debian 12 (Gnome 33.9) com ABNT2 quebrado

Ao instalar o Debian pela primeira vez optei por ir pela versão mais recente buscando evitar dores de cabeça como tinha com o Windows, mas de todo o tempo que passei tentando configurar, a configuração do teclado eh o que eu menos encontro soluções, pois mesmo que eu ative o ABNT2 e faca outras alterações, essa formatação só funcionou para alguns programas, como navegadores ou itens posteriormente instalados e a tecla AltGr continua a funcionar apenas como Alt.

Sou iniciante e não entendo as razoes, mas pelas mensagens de “WARNING: Running setxkbmap against an XWayland server” no terminal e outras informacoes que encontrei de conflitos no Wayland, suspeito que seja por conta dele que não funcione corretamente.

O passo a passo que eu segui para executar as alterações foram

"
Problema – Quando eu instalei o Debian várias teclas de pontuação e acentos estavam diferentes das do teclado do meu notebook e sem o c cedilha, com isso demorei bastante até achar algum tipo de solução.

Medida 1 – Ativei clique no Touch

Configurações > Mouse & Touchpad > Ativar “Toque para clicar”

Medida 2 – Coloquei o modelo ABNT

Para apenas colocar o teclado ABNT2 bastaria colocar no terminal:

setxkbmap -model abnt2 -layout br

Mas isso no meu caso não funcionou permanentemente, já que toda vez que eu iniciava ou desligava e ligava o PC voltava a ficar sem o ABNT2, então tive que ir por outro caminho:

sudo nano /etc/default/keyboard

Mudei tudo para o formato ABNT2 e outras alterações, colocando:

XKBMODEL=“abnt2”
XKBLAYOUT=“br”
XKBVARIANT=“abnt2”
XKBLAYOUT=“br”
XKBOPTIONS=“lv3:alt_switch,compose:rctrl”
BACKSPACE=“guess”

Salvei e fechei o arquivo, e reiniciei o computador com:

sudo reboot

Medida 3 – Configurei uma Tecla

Ainda assim, verifiquei escrevendo no navegador se todas as funções do seu teclado estavam corretas. Mas ainda havia problemas em duas.