Debian 12 (Gnome 33.9) com ABNT2 quebrado

Ao instalar o Debian pela primeira vez optei por ir pela versão mais recente buscando evitar dores de cabeça como tinha com o Windows, mas de todo o tempo que passei tentando configurar, a configuração do teclado eh o que eu menos encontro soluções, pois mesmo que eu ative o ABNT2 e faca outras alterações, essa formatação só funcionou para alguns programas, como navegadores ou itens posteriormente instalados e a tecla AltGr continua a funcionar apenas como Alt.

Sou iniciante e não entendo as razoes, mas pelas mensagens de “WARNING: Running setxkbmap against an XWayland server” no terminal e outras informacoes que encontrei de conflitos no Wayland, suspeito que seja por conta dele que não funcione corretamente.

O passo a passo que eu segui para executar as alterações foram

"
Problema – Quando eu instalei o Debian várias teclas de pontuação e acentos estavam diferentes das do teclado do meu notebook e sem o c cedilha, com isso demorei bastante até achar algum tipo de solução.

Medida 1 – Ativei clique no Touch

Configurações > Mouse & Touchpad > Ativar “Toque para clicar”

Medida 2 – Coloquei o modelo ABNT

Para apenas colocar o teclado ABNT2 bastaria colocar no terminal:

setxkbmap -model abnt2 -layout br

Mas isso no meu caso não funcionou permanentemente, já que toda vez que eu iniciava ou desligava e ligava o PC voltava a ficar sem o ABNT2, então tive que ir por outro caminho:

sudo nano /etc/default/keyboard

Mudei tudo para o formato ABNT2 e outras alterações, colocando:

XKBMODEL=“abnt2”
XKBLAYOUT=“br”
XKBVARIANT=“abnt2”
XKBLAYOUT=“br”
XKBOPTIONS=“lv3:alt_switch,compose:rctrl”
BACKSPACE=“guess”

Salvei e fechei o arquivo, e reiniciei o computador com:

sudo reboot

Medida 3 – Configurei uma Tecla

Ainda assim, verifiquei escrevendo no navegador se todas as funções do seu teclado estavam corretas. Mas ainda havia problemas em duas.

Fui em Configurações > Teclado > Fontes de entrada > Apertei nos 3 pontinhos da opção > Ver disposição do teclado, e testei quais funções cada tecla estava ativando no sistema.

Para trocar os caracteres da tecla de forma fixa fui para o terminal em:

sudo nano /usr/share/X11/xkb/symbols/pc

Encontrei a tecla (key) que tava com as funções diferentes, no caso a:

key { [ Control_R ] };

A tecla tava pré-configurada no nome RCTL (Right Control [Control da Direita]), mas a função marcada no seu teclado era: / (barra [slash]), ? (interrogação [question]) e ° (grau [degree]), alterei para:

key { [ slash, question, degree ] };

Na tecla AltGr, identifiquei que a tecla tava ativando o “Level3 Super”, mas não ativava o terceiro caractere das teclas. Como eu disse anteriormente apenas funciona como um Alt normal.
"

Hardware - O meu teclado eh o do Lenovo Ideapad Gaming 3i.

Vê se ajuda de alguma forma:

1 curtida

Obrigado pela resposta, mas não há nenhum termo “ABNT”, “teclado” ou “keyboard” nesse artigo, então creio que não haja nada que possa me ajudar nesse sentido.

O artigo indicado pelo Auder tem uma seção que pode te interessar:

Deixando o Debian totalmente em português

1 curtida

Muito obrigado, agora entendi o problema e já resolvi, era realmente o Wayland.

Executei o tópico: Deixando o Debian totalmente em Português, onde ativei o “Locales” e o “dpkg-reconfigure”, mas não percebi melhoras, na verdade só tive muitos atrasos na resposta do Debian a cada clique, scroll e seleção.

Então fui para o tópico: Como alternar para a Sessão com Xorg no Debian, que troca o servidor gráfico Wayland pelo antigo Xorg (X11) e realmente funcionou. Agora consigo escrever até com “ç” e “~” no terminal e na barra de pesquisa do Gnome, só perdi as configurações da tecla de / , ? e ° (foi trocado pela função Compose apesar das alterações passadas no X11, do meu primeiro comentário, ainda estarem ativas), mas de resto tudo parece estar funcionando.

Agradeço muito a vocês dois pela ajuda!

Resolvi. A alteração da tecla para “compose” foi erro meu. Eu tinha pedido essa alteração em:

sudo nano /etc/default/keyboard

Retirei o “compose:rctrl” de "XKBOPTIONS=“lv3:alt_switch,compose:rctrl”, em:

"
XKBMODEL=“abnt2”
XKBLAYOUT=“br”
XKBVARIANT=“abnt2”
XKBLAYOUT=“br”
XKBOPTIONS=“lv3:alt_switch,compose:rctrl”
BACKSPACE=“guess”
"

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.