Debian 12 ficou surpreendente! Qual a melhor distro Linux para 2024?

Entenda porque o Debian 12 é uma das distros Linux com maior destaque atualmente, quais outros lançamentos estão em alta e o que vem surpreendendo a equipe Diolinux!

2 curtidas

Debian é uma excelente distribuição, sólida como uma rocha. Mas creio que a primeira experiência de muitos aqui fora como a minha; computadores jurássicos da universidade, com um Debian desatualizado, que não funcionavam…

Eu usaria o Debian com KDE num computador de trabalho ou na empresa.

1 curtida

como está a questão dos firmwares? é no download em destaque do site já tem? instala no instalador ou pós instalação? instala firmwares automáticamente?

Ele ainda pergunta se você quer ou não quer instalar, mas se você disser que sim ele instala e fica igual um ubuntu mesmo.

1 curtida

O Debian ainda não é para todo mundo, ele melhorou demais nos últimos anos, foi ótimo terem colocado o Firmware na distro, mais a estabilidade que os desenvolvedores exigem para o sistema, e o kernel mais antigo, sempre me causa algum problema em máquinas muito novas.

Usava o debian testing e passei pro stable na versão 12. Sinceramente pro meu uso, não me vejo em outra distro no meu desktop. Agora pro note eu iria de arch ou fedora. Acho que o sistema tem que casar com o tipo de hardware também.

1 curtida

comecei nele

O “Devuan daedalus” rodando KDE com Wayland, travou várias vezes no meu antigo, mas poderoso notebook LG A560-T, um core i7 de 3ª geração com chipset Intel HM77, SSD Kingston V300 de 120 GB, 16 GB de RAM DDR-3 e GPU dedicada nvidia GT-640M.
Seria melhor eu instalar diretamente o Debian 12, e mesmo assim mexer mais um pouco nas configurações da nvidia? (sei que nvidia com wayland é uma pedra no sapato).

Caso tenha um link com as tais configurações extras no Debian 12, para as nvidia, seria bom que postasse diretamente na matéria. Como não postou, vou pesquisar a respeito.

A .iso convencional agora inclui os firmwares proprietários. E a opção marcada nas opções de instalação já os habilita por padrão. Ou seja, isso facilitou e muito a vida do usuário.

O porém é, como de costume, o driver proprietário da Nvidia. Ele não é instalado automaticamente e o usuário precisa fazer uso do terminal após instalar o sistema (o que acaba demandando também alguma leitura da Wiki).

Apesar do Debian estar se tornando cada vez mais acessível para iniciantes, ainda possui particularidades que o distanciam de distros como o Ubuntu. O próprio instalador deve ser executado em modo “expert”, realizando configurações específicas, para entregar uma experiência mais próxima das distros amigáveis (inclusive, eu nem instalo a interface gráfica por ali, tendo em vista que ele puxa enormes listas de pacotes padronizadas que instalam várias coisas desnecessárias).

Debian é minha distro favorita e a única que considero usar atualmente, mas sempre recomendo ZorinOS ou Linux Mint para usuários novatos. O Debian ainda tem um “nicho” mais específico e exige do usuário algum interesse em aprender sobre o funcionamento do sistema.

Com Wayland ou sem Wayland, a Nvidia é uma “pedra no sapato” de qualquer jeito, rs. Para quem usa Linux, o ideal é evitar hardware Nvidia sempre que possível.

Infelizmente, o Debian 12 não disponibiliza um driver proprietário compatível com seu chip gráfico dedicado. A única versão suportada oficialmente pelo Debian é a 525, e sua GT 640M (de arquitetura Kepler) suporta, no máximo, a versão 470 (embora muitas distros recomendem a 390).

E não adianta tentar instalar o driver “por fora”, usando um instalador .run (o que já seria, de qualquer forma, uma prática ruim): terá erros de compilação.

Para usar o Debian 12 sem problemas de superaquecimento e esgotamento rápido da bateria, eu recomendaria a desativação completa do chip gráfico dedicado usando um script de ACPI Call. Também tenho um laptop antigo com uma GT 740M e essa é a única solução definitiva que encontrei (eu acabo fazendo isso em qualquer distro, na realidade, já que nem mesmo o driver proprietário consegue gerenciar a alimentação desses chips Kepler direito): GitHub - bayasdev/nvidia-gpu-off: The definitive guide to completely turn off your Nvidia dedicated GPU on Optimus laptops running Linux

A melhor maneira de usar Linux em um laptop antigo com hardware Nvidia é se livrar do hardware Nvidia (esse script que enviei simula a situação de desconectar fisicamente uma placa de vídeo de um slot PCI-Express).

1 curtida

Só não estou no Debian, atualmente, devido a problemas com áudio. Fiz até um post na plataforma.

Olá Kairan!

Muito top o seu esclarecimento!
Onde consigo esse script de ACPI Call?

Caso aposente minha GT-670M, como ficam as renderizações de vídeos? Ou só o processador é o que conta nesse caso?

E como fica para reproduzir vídeos full HD no VLC por exemplo?

Qual seria o driver para extrair o máximo de desempenho da GPU “Intel HD Graphics 4000” do i7-3630qm? (no momento estou com Regata OS 23.1 no meu note).

Com o “nouveau” gerindo o GT-640M, tem sido uma negação assistir vídeos full HD no VLC ou mesmo em players mais leves. Ao saltar grandes trechos dos vídeos, passa a pixelizar ou chega a borrar de cinza a tela inteira, mesmo em X11.

Por outro lado, em outras distros como OpenSUSE e BigLinux, não tenho dor de cabeça com o driver v.390, especialmente sob X11.